ROTEIRO PROJETO INTEGRADOR CST EM LOGÍSTICA TURMAS SEMESTRAIS
Por: Tiago Riquelme • 28/3/2017 • Relatório de pesquisa • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 524 Visualizações
Adriano Santos Araujo Carina Costa Amarante David Costa Rehem
Juliana Freitas de C. Guedes
(Organizadores)
ROTEIRO DO PROJETO INTEGRADOR 2016.2
TURMAS SEMESTRAIS
Adriano Santos Araujo Carina Costa Amarante David Costa Rehem
Juliana Freitas de C. Guedes
(Organizadores)
ROTEIRO DO PROJETO INTEGRADOR 2016.2
TURMAS SEMESTRAIS
Roteiro desenvolvido para a adoção na disciplina de Projeto Integrador e destinado aos alunos das turmas semestrais do C urso Superior de Tecnologia em Logística, do Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE.
ROTEIRO PROJETO INTEGRADOR CST EM LOGÍSTICA TURMAS SEMESTRAIS
Adriano Santos Araujo Carina Costa Amarante David Costa Rehem
Juliana Freitas de C. Guedes
(Organizadores)
As aulas do Projeto Integrador (P I) das turmas semestrais do C urso Superior de Tecnologia em Logística têm, por momento inicial, aulas voltadas para o ensino de metodologia para elaboração de trabalhos acadêmicos, baseados nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Devendo ser ministradas algumas das principais normais para os discentes: citação direta, citação indireta, citação de citação, elaboração de referências, dentre outras normas. Para isso, o docente deverá utili zar, como suporte , as normas NBR 10520 e NBR 6023.
Após este primeiro momento, em que deverá ser utili zada as duas primeiras aulas, o professor da disciplina de P I inicia as orientações acerca da elaboração do trabalho escrito. Este trabalho, que é um relatório de estudo de caso, deverá ser elaborado em 3 a 5 páginas/laudas e será composto de 8 itens: objeti vos (geral e específicos), justificativa, metodologia, descrição da atividade conduzida, avaliação da atividade conduzida, definição do produto inovador como solução de melhoria para o gargalo identificado, registro da visita técnica: 6 fotos e referências.
Os temas q ue podem ser abordados nos P Is devem ser defi nidos pelos professores da disciplina segui ndo as seguintes temáticas gerais propostas
(áreas preferenciais) e deve estar ali nhado aos conteúdos mi nistrados em cada semestre letivo e nos acontecimentos históricos contemporâneos:
2º SEMESTRE
A Tecnologia e os Sistemas de Informação Aliados à Logística;
A Logística Empresarial no Planejamento da Movimentação de
Mercadorias;
Logística Verde e Logística Reversa;
Infraestrutura Logística e o Comércio Exterior;
A mobilidade urba na na cidade de Salvador nas Olimp íadas 2016 (tema definido para 2016.2).
3º SEMESTRE
Os Modais de Transporte na Retenção de Clientes e Redução de
Custos Logísticos;
Armazenagem de Materiais, Transporte e Distribuição F ísica em
Logística;
Gestão de Estoques: Adoção das Ferramentas Logísticas na
Redução dos Níveis de Estoque;
Olimp íadas 2016: mobilidade urbana e se u legado na cidade do Rio de Janeiro (tema definido para 2016.2).
4º SEMESTRE
Logística Integrada e Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply
Chain Management);
Aumento da Competitividade Internacional a partir da Infraestrutura
Logística.
Gerenciamento de Estoque a partir do Controle da Qualidade;
Aplicação do PDCA (Planejar, Desenvolver, Controlar, e A justar)
como melhoria dos processos Logísticos;
Mobilidade urbana e infraes trutura log ís tica no Brasil para as
Olimpíadas 2016 (tema definido para 2016.2).
No que tange a metodologia adotada para a reali zação do trabalho , fica definido o estudo de caso em que cada grupo deverá analisar e identificar um gargalo/problemática na realidade social/organizacional a ser analisada. Após tal ação, cada grupo deverá propor uma solução de melhoria que irá gerar a apresentação, em sala de aula.
Faz-se necessário, a cada grupo, elaborar a parte escrita do trabalho, denominado de relatório de estudo de caso, contendo de 3 a 5 páginas/laudas com 8 itens, mencionados anteriormente e uma apresentação em sala de aula, no semestre vigente. É importante ressaltar, que todos os tópicos são desenvolvidos pelos alunos com a orientação processual do professor. Sendo assim, cada equipe deve ter objetivos distintos e mesma temática, que será definida por semestre (tema único por semestre definido pelo(a) professor(a)).
Ao professor cabe controlar o desenvolvimento do Roteiro do Projeto Integrador, com orientações processuais, em encontros com os grupos, no decorrer das aulas.
A composição das notas fica assim definida:
AV1 (peso 2): os 4 primeiros itens do roteiro do projeto integrador: objetivos (geral e específicos), justificati va, metodologia e descrição da atividade conduzida;
AV2 (peso 2): os 4 últimos itens do roteiro do projeto integrador:
avaliação da atividade conduzida, definição do produto inovador como solução de melhoria para o gargalo identificado, registro da visita técnica: 6 fotos e referências;
...