Recrutamento
Por: kutyrj • 1/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.807 Palavras (8 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Relatório de Visita
Tema: Recrutamento
Objetivo Principal: Estabelecer a conexão entre a atividade acadêmica e a atividade profissional.
Objetivos Secundários:
- Fixar conceitos e funções do processo
- Estabelecer networking
- Levar o aluno a aprendizagem de relatórios
Terreno da Pesquisa
Nome da Empresa: Curso de Idiomas CCAA
Endereço: Rua Uranos, 855/ 201 - Ramos
Contato: Telefone
Data da Visita:03/05/2015.
Participantes do Grupo:
Relator
Pesquisadora
Coordenadora
Redatora
Catalisadora
Referencial Teórico
Recrutamento
1 –Introdução
Corresponde ao processo de captação de pessoas para iniciar um processo de contratação de novos colaboradores para uma organização.
É um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo atrair candidatos interessados, potencialmente qualificados e capazes de assumirem cargos dentro de uma determinada organização.
[pic 3]
1.1 Início do processo de Recrutamento de Pessoal
Antes do processo seletivo ser iniciado é necessário verificar se realmente esse processo precisa ser realizado e se há orçamento para novas contratações.
O processo de recrutamento de pessoal começa quando surge a necessidade de preenchimento de uma ou mais vagas dentro de uma organização, um documento pode ser utilizado para solicitar este processo: O Formulário de Requisição de Vaga. (Anexo I)
Nesse formulário deve constar a justificativa da solicitação, setor requisitante, os dados que são essências sobre a vaga, como por exemplo o cargo a ser ocupado, nível e faixa salarial, atribuição do cargo, entre outras informações que são importantes na busca de candidatos para o início do processo seletivo.
1.2 Definição do Perfil
Para definição do perfil, é necessário que os profissionais de recrutamento verifiquem as atribuições e requisitos do cargo e o perfil de competências. É essencial que as informações levantadas sejam confirmadas e validadas com a área que requisitou o processo seletivo. Não considerar todos os detalhes deste perfil pode comprometer o processo de contratação
1.3 Tipos de Recrutamento
Há três formas de recrutamento: Interno, externo e misto, Entretanto a decisão de qual forma será utilizada é da área requisitante e não da Área de Recursos Humanos.
1.3.1 Recrutamento Interno
O recrutamento interno realiza o processo dentro da própria organização, ou seja, divulga as vagas internamente. E dá a oportunidade de seus colaboradores participarem do processo seletivo para que possam concorrer a vaga.
Essa política costumar ser bem avaliada pelos colaboradores, que percebem na iniciativa a oportunidade de crescimento profissional dentro da organização. O recrutamento interno está associado a políticas de desenvolvimento de carreiras, e, nesse caso, o preenchimento do cargo ocorre mediante processo de promoção, seja por movimentação vertical ou por transferências, isto é, movimentação horizontal.
Algumas das vantagens e desvantagens de utilizar o recrutamento interno são:
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
Redução de Custo | Não há renovação no quadro de funcionários |
Estímulo ao aperfeiçoamento profissional | Influências internas sobre a decisão |
Fidelidade a empresa |
1.3.2 Recrutamento Externo
O Recrutamento externo ocorre quando a vaga é divulgada no mercado de trabalho, ou seja, fora da organização. Está associado ou a uma política organizacional que visa agregar novas competências ao seu quadro de colaboradores ou à exigência de características específicas do cargo em questão.
Algumas das vantagens e desvantagens de utilizar o recrutamento externo são:
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
Renovação das competências existentes. | Custo operacional mais elevado |
Maior variedade de perfis profissionais | Pode gerar problemas motivacionais e no clima organizacional |
1.3.3 – Recrutamento Misto
Essa forma de recrutamento recruta dentro e fora da organização, ou seja, utiliza o recrutamento interno e externo. Mesmo oferecendo oportunidades para seus próprios colaboradores, a empresa não apresenta visão fechada, desejando transformação também. Sendo assim, abre-se ao mesmo tempo, oportunidades para o recrutamento de candidatos que não fazem parte da organização, desde que se enquadrem no perfil exigido pela vaga em aberto.
As vantagens ficam por conta de uma gama maior de candidatos a serem impactados pelos anúncios de vagas, bem como uma maior quantidade de currículos captados.
1.4 – Fontes de Recrutamento
No recrutamento externo várias fontes podem ser utilizadas para identificação de bons profissionais, mas para atrai-los é necessário fazer um bom anúncio um anúncio que chame a atenção e que seja atrativo. Que tenha os principais requisitos da vaga e que seja objetivo.
1.4.1 - Ferramentas de para divulgação das vagas;
...