Recursos Humanos x Gestao de pessoas
Por: jms19 • 1/4/2015 • Relatório de pesquisa • 710 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CI ÊNCIAS ECONÔMICAS
Recursos Humanos X Gestão de Pessoas
Manaus
2015
JULIANA MARQUES SANTOS
Recursos Humanos X Gestão de Pessoas
Trabalho solicitado pelo prof.º Helder Souza, apresentado ao Curso de Ciências Econômicas – UNIVERSIDADE NILTON LINS.
Manaus
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................01
RECURSOS HUMANOS X GESTAO DE PESSOAS..............................02
RECUROS HUMANOS X GESTAO DE PESSOAS.................................03
CONCLUSÃO..........................................................................................04
REFÊRENICIA BIBLIOGRÁFICA.........................................................05
INTRODUCAO [pic 1]
As organizações ao longo do tempo formam evoluindo em relação ao empregado antes estes eram considerados apenas como recursos, ao lado de tantos outros que fazem parte das organizações, dessa forma eram vistos como recursos e não como parceiros da organização. Atualmente a realidade não é a mesma todas as mudanças sofridas pelas empresas as levam em uma única direção; o reconhecimento do colaborador.
Recursos Humanos X Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas evoluiu com o passar dos anos, sempre voltada para o bem estar do colaborador cuja seu objetivo é a o reconhecimento colaborador, anteriormente a gestão de pessoas era muito centralizada e obedeciam às regras e norma da organização, cumpria as atividades básicas do departamento.
O antigo departamento apenas cuidava basicamente das obrigações legais da relação de trabalho como: admissão, anotação na carteira de trabalho, apurava a frequência, aplicavam advertência, elaborava a folha de pagamento, os cálculos de rescisão de contrato, ou seja, era muito operacional e burocrático sob o conceito de mão-de-obra. Tudo mudou na em meados de 50 a 90 foi quando o recurso humano deixou de ser um “departamento” foi quando os recursos humanos mudou sua visão sobre as pessoas, que antes era vista apenas como recursos e tornando-se parceiras.
Foi desde então que perceberão o talento dos colaboradores dentro das organizações foi deste ai que surgiu o novo conceito gestão de pessoas ou forma da valorização dos esforços humanos e o crescimento profissional do colaborador dentro da organização. Para as organizações o bem estar do colaborador favorece o melhor desempenho tanto pessoal quanto profissional, a gestão de pessoas tem o objetivo de acompanhar o desempenho continuo do colaborador, trabalhando com intuito de despertando o interesse no individuo e suas vantagens de crescimento pessoal e profissional.
Desde então a gestão de pessoas cria formas de motivar os colaboradores criando incentivos salarias, bônus, remanejamento de cargo despertando o interesse de crescimento e mediando esforços tanto individuais quanto de grupo, com essa nova geração e novo modelo de gestão o antigo departamento burocrático foi banido das organizações e hoje as organizações dotaram esse novo modelo de gestão de pessoas, pois o que seriam a organização sem as pessoas?
Também deve ressaltar que a nova gestão de pessoas sempre vai lhe dar com certas situações e solucionar problemas além de transmitir para os colaboradores os valores culturais da organização sua missão como empresa, o que ela faz no seu agora para ser reconhecida (visão) e todos os componentes que levaram a empresa a ser reconhecida e como ela pretende ser vista daqui alguns anos (valores). Esse é o um dos papeis fundamentais na nova gestão de pessoas, garantindo seu empenho e determinação continua na busca de contribuir com o crescimento organizacional.
...