Relatório Técnico Administrativo Sobre A Obra Da Construtora Veiga SA
Por: brunoaugcarvalho • 14/9/2023 • Relatório de pesquisa • 535 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
SENAI – SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Bruno Augusto Carvalho
RELATÓRIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO SOBRE A OBRA DA CONSTRUTORA VEIGA SA
Ponta Grossa
Março de 2021
1 – Objetivo do relatório
Esse relatório tem a finalidade de descrever as irregularidades na Segurança do Trabalho, no canteiro de obras nos serviços da Construtora Veiga SA. O relatório tem o objetivo de informar os trabalhadores a importância da Segurança no ambiente de trabalho.
2 – Desenvolvimento
Foi analisado a situação do ambiente de trabalho no canteiro de obras da construtora Veiga SA, onde os trabalhadores são expostos, o local onde trabalham, os treinamentos que deveram ser realizados, os equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC).
A maioria dos trabalhadores hoje, estão sendo expostos a um grau de risco bastante elevado, pois, os principais riscos de acidente na construção civil são: não usar EPI, quedas em altura, equipamentos obsoletos, cortes, etc. Tivemos só no ultimo 5 anos mais de 500.000 acidentes de trabalho que foram registrados, sendo mais de 50.000 só na construção civil.
A obra nesse momento está começando, devido a isso a execução do trabalho foi analisada por um todo, alguns funcionários já estão trabalhando, e necessitam de atenção quanto a segurança no trabalho. É fundamental que o ambiente de trabalho esteja preparado de acordo com as normas e que os operários adotem medidas de segurança.
Uma equipe de Brigada de Emergência se faz necessário, e ela será responsável por verificar hidrantes e verificar validade dos extintores. A comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), deverá ser montada e treinada, assim os funcionários ajudam a manter a obra segura.
O uso de EPI é obrigatório e foi disponibilizado por toda a equipe, foi feito um documento descrevendo nome, tamanho, data de entrega e qual técnico de segurança é responsável. Equipamentos de proteção coletiva (EPC) foram colocados em seus respectivos lugares com sinalização conforme a lei.
Melhorias são feitas para evitar acidentes e para garantir a saúde dos trabalhadores da empresa, evitando até mesmo uma autuação do Ministério do Trabalho.
3 – Orientações e considerações finais
Foi solicitado à empresa uma proposta para turmas de treinamentos de segurança em altura, operador de maquinas, serviços com eletricidade, treinamento da Brigada de Incêndio, cuidados com maquinas e CIPA. Os treinamentos fornecidos, garante que nossos operários, estarão totalmente aptos a exercer qualquer tipo de atividade.
O treinamento da Brigada contara com um treinamento de 24hrs, com funcionários de vários setores, idades e competências convidados a participar. A CIPA é composta por colaboradores da empresa, a empresa deverá analisar quais serão os indicados para o cargo.
Dessa forma, o objetivo é proteger os empregados de riscos relacionados a sua função ou ao ambiente de trabalho, para isso, será implantado um projeto sobre conscientização sobre a vida, a fim de mostrar a todos que a segurança do trabalho está ao alcance de todos e pessoas importantes aguaram você em casa.
...