Relação entre Delmiro Gouveia e João Paulo Lemann
Por: Camila015 • 8/10/2015 • Projeto de pesquisa • 514 Palavras (3 Páginas) • 496 Visualizações
Relação entre os pontos mais importantes (segundo Jorge Paulo), na construção de um negócio ou carreira e, o perfil de Delmiro Gouveia:
Risco – Delmiro era destemido ao correr riscos. Sempre estava engajado em algum negócio novo, mesmo que as dificuldades fossem grandes. Mas, ele era otimista, e em todo momento confiava em si mesmo, buscando ter uma solução para tudo.
Lemann traz algo interessante, no segundo parágrafo, ao dizer: “Quem não se arrisca não faz nada, e quem faz tudo igual aos outros ficará igual aos outros”. Pode-se dizer que Delmiro arriscava-se muito, e não era nem um pouco “igual aos outros”, pois em uma época em que as inovações eram ainda vagarosas, ele impactou com as suas conquistas. Como administrador pioneiro criou o Mercado do Derby, a Hidrelétrica do Angiquinho, a Fábrica de linhas Estrela, entre tantas outras coisas.
Foco – Paulo cita foco como uma das características determinantes para um bom empreendedor, e quando Delmiro entrava em ação em alguma coisa, ele concentrava os seus esforços para a mesma progredir. Um exemplo disso foi à administração dele na cidade de Pedra, em Alagoas. Focando os seus esforços no desenvolvimento da Fábrica de linhas, ele remodelou as condições trabalhistas, usou seus conhecimentos internacionais para fazê-la crescer e, consequentemente quase que triplicou o seu capital inicial.
Sonho – “(...) ter um sonho grande, tem que ter meta puxada”, é o que Jorge diz ao iniciar seu comentário sobre sonho. “Sonho grande” resume a alma empreendedora de Gouveia. Ele era um homem sonhador, organizado e consciente de que para se destacar ele teria que ser o melhor, e não apenas “mais um”. Pode-se dizer que um de seus maiores sonhos, ou o maior, seria o de conseguir fornecer energia elétrica para todo o nordeste. E embora não tenha conseguido alcançar a todos, ele contribuiu com uma grande parcela para a sociedade.
Gente – Gente boa no que faz, qualificada, diferenciada... Esse foi um ponto de suma importância tanto na carreira de Delmiro, quanto na de Jorge Paulo. Como diz o famoso ditado popular: “uma andorinha só, não faz verão!”, e embora as ideias dos grandes administradores fossem ótimas, eles não sairiam da mesmice se não houvesse pessoas dispostas e capacitadas ao seu lado. Em todas as empresas e investimentos feitos por Gouveia existiu ajudadores, sócios, trabalhadores, muito embora os “holofotes” estivessem direcionados à “cabeça” da situação.
Eficiência – Chegando ao quinto, e último ponto, mas, não menos importante, tem-se a eficiência. E isso o famoso pioneiro brasileiro tem de sobra. Sempre controlou tudo, ao alcance do seu olhar. Com agilidade e precisão, conquistava o seu espaço, não tendo medo de ousar, pelo contrário, sua eficiência era extrema, organizada e estruturada, ainda que, às vezes, abrisse espaço para mudanças e reformulações, a partir da sua criticidade. Jorge Paulo termina o seu comentário dizendo: “Nosso espírito é que tudo pode melhorar ou ser feito melhor, em qualquer lugar para onde você olhe tem coisa para melhorar. E eficiência poupa tempo e dinheiro”. Isso, sinceramente, estava na essência de Delmiro Gouveia.
...