Resenha Arte da Guerra
Por: rayvinicius • 2/8/2022 • Resenha • 614 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
Nome da matéria: Administração
24 de Novembro de 2020
Resenha do livro A Arte da Guerra
“A arte da guerra” é uma obra milenar que foi escrita durante o século IV a.C pelo filósofo, general e estrategista chinês Sun Tzu. A sua origem veio à tona de tal maneira que revolucionou a maneira de guerrear e influencia estrategistas das áreas mais diversas até os dias de hoje. Antes de Sun Tzu realizar os estudos que chegaram a concepção da obra, o ato de entrar em guerra era considerado um ritual, estações do ano eram levadas em conta, existiam códigos de conduta e videntes eram comumente consultados para a realização do posicionamento militar dos exércitos em seus presságios. Assim, os resultados da guerra na época não se diferenciavam de dois resultados finais; ou o vilarejo atacado era dominado, ou o exército que atacava era obrigado a recuar de sua ofensiva. Com o passar dos anos, estratégias de guerra mostraram-se necessárias. Novos modelos de armas foram surgindo e as guerras agora eram preparadas e pensadas.
Trazendo diversas análises estratégicas, esse livro pode ser aplicado tanto na vida pessoal, quanto na profissional, por isso ele é vastamente indicado para quem busca melhorar suas capacidades e aplicá-las em seu dia a dia. Seja em uma entrevista de emprego, gestão de um negócio próprio, gerenciamento de equipes, ou para enfrentar o ambiente corporativo competitivo. As ideias principais do livro contida em seus 13 capítulos, são concisas, diretas e objetivas e fornecem dicas valiosas para qualquer exército sair vitorioso em uma batalha.
A importância do conhecimento e do planejamento, o conhecimento sobre o ambiente e o terreno que estamos inseridos, a gestão de conflitos, as aplicações práticas de estratégia (aplicando os conceitos no dia a dia) sãos os principais temas abordados no livro.
Segundo o autor, quem guia o exército precisa de virtudes que contribuirão para o sucesso da batalha, para isso são citadas as qualidades; soberania, sinceridade, sabedoria, benevolência, coragem e rigor. Com relação ao tema do conhecimento e planejamento, o método e a disciplina são palavras chaves. Nas palavras do autor, o exército precisa ser bem organizado para alcançar seus objetivos, sendo subdividido corretamente e tendo suas necessidades atendidas.
Ir a guerra é sinônimo de gastos. Ter o controle ao andamento das batalhas para não torná-las longas e prejudicantes (visando sempre acabá-la de forma rápida e objetiva), como também controlar as despesas para não haver problemas econômicos decorrentes das batalhas, são alguns pontos importantes abordados na obra. De acordo com Sun Tzu, o melhor líder é o que domina seu adversário sem batalhar.
Os pontos fortes e fracos dos exércitos também são levados em conta pela obra. Ambos os exércitos tem pontos fracos e fortes e devem saber como maximizar seus pontos fortes e minimizar os seus pontos fracos. É fundamental que o general conheça a área de atuação, elaborando táticas que permitam o destaque dos pontos positivos e a proteção dos pontos negativos. A busca por informações privilegiadas figura-se como ponto importante na visão do militar, para adquirir vantagens competitivas nos conflitos.
Em suma, as estratégias milenares contida no livro
...