TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica de Qual é Tua Obra

Por:   •  11/10/2018  •  Resenha  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

CORTELLA,Mario Sergio. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 24. Ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2015. P.141.

RESENHA CRITICA

Thainara Dias Cardoso

     O livro: “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”, 24° edição, cujo escritor é Mario Sergio Cortella, foi lançado em 2015 em Petrópolis (Rio de Janeiro) pela editora vozes e teve sua 8ª reimpressão em 2017. É um livro pequeno de apenas 141 páginas que fala sobre gestão, liderança e ética, fazendo-nos refletir sobre a pergunta que é lançada no titulo do livro: qual é a tua obra? O livro é divido em três principais temas e 28 pensatas.

    No primeiro tema, no qual aborda sobre gestão, o livro fala que o trabalho é visto como um castigo desde o tempo passado, em sua origem até os dias atuais, onde na verdade, o trabalho pode ate cansar, mas não gera estresse quando vemos o real sentido naquilo que fazemos, quando obtemos um resultado satisfatório. Mas esse conceito de trabalho deve ser substituído pelo conceito de realizar uma obra. Porem, independentemente da nossa posição no trabalho ou na sociedade, não devemos nos achar “o tal”, pois somos apenas um dentre os 6,4 bilhões de indivíduos, pertencente a uma única espécie de três milhões de espécies classificadas, que vive em um planeta que gira em torno de uma estrela que compõe apenas uma das 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer.

     Aborda também, que uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem ter é a humildade para saber que não sabem, pois no momento que se finge saber impede um planejamento adequado, uma ação coletiva eficaz. A expressão “não sei” é um sinal de absoluta inteligência. Gente que não tem duvida não é capaz de inovar, de reinventar. Não se deve ter medo de errar, os erros são feitos para serem corrigidos e não punidos, a gente aprende com a correção dos erros. Nenhum de nós é capaz de fazer tudo certo o tempo todo e de todo os modos. Porém, não devemos confundir os erros com negligencias, desatenção e descuidos. Quando você é esforçado e mostra que quer aprender, há possibilidades da empresa investir em você, afinal, não é porque você entrou em um cargo, que vai continuar nele pelo resto da vida. Você pode conseguir cargos melhores o piores, isso dependera do seu empenho e desenvolvimento dentro da empresa. E pra ter essa oportunidade ao êxito é preciso enfrentar o medo da mudança. Precisamos nos planejar, organizar e estruturar para irmos atrás das oportunidades, e não visar somente as grandes oportunidades, pois às vezes por menor que seja já é um avanço, um pequeno passo, aos poucos que se chega onde se quer. Às vezes é por pequenas coisas ou atitudes que se atinge ago tão grande.

     O tema liderança já começa com uma distinção entre o que é essencial e o que é fundamental. O essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter (ex: amizade, felicidade, amorosidade...). E o fundamental é tudo aquilo que ajuda a chegar ao essencial (ex: o trabalho). E o bom líder precisa saber essa distinção. Coloca também que liderança é uma virtude e não um dom, qualquer homem ou mulher em qualquer função ou lugar, pode desenvolvê-la, dependerá somente da circunstancia, ou seja, a ocasião ou situação, ou seja, líder é aquele ou aquela capaz, numa dada circunstancia, de levar a diante pessoas, projetos, ideias e metas.

     E complementa mais, o bom líder sempre busca satisfazer a obra, a equipe, mas nunca fica satisfeito, não se contenta com o possível, busca sempre fazer o seu melhor, precisa sempre estar à disposição da mudança, saber mudar rapidamente a estratégia quando o jogo muda.

     Na parte de ética, Cortella explica que ética é um conjunto de princípios e valores que você usa pra responder as três grandes perguntas da vida humana: quero? Devo? Posso? Para assim ter melhores atitudes que influenciem na vida coletiva da sociedade. Há coisas que quero, mas não devo. Há coisas que devo, mas não posso. Há coisas que posso, mas não quero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com