TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Exposição Humana ao Mercúrio

Por:   •  4/9/2018  •  Artigo  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

                    [pic 1]

Resenha: Exposição humana  ao mercúrio ns Amazônia brasileira: uma perspectiva histórica

No intuito de viabilizar o trabalho no garimpo, os garimpeiros costumavam utilizar metais pesados para abrir grutas e perfurações no solo para escavação manual. Um desses é o mercúrio, considerado um dos mais utilizados e consequentemente um dos mais prejudiciais à saúde.

Um bom exemplo ocorrido foi em 1990, na Amazônia, onde trabalhadores, nativos e ribeirinhos mesmo que indiretamente, mantiam contato com o mercúrio, pelo ar, solo e até mesmo pela ingestão de alimentos contaminados, que posteriormente começaram a apresentar sintomas de doenças pela contaminação do mercúrio,  os efeitos tóxicos incluiam danos ao cérebro, cardiovascular,  rins, além dos pulmões.

Logo, os pesquisadores brasileiros com apoio de instituições nacionais e internacionais começaram seus trabalhos em áreas de garimpo na Amazônia brasileira considerando três conjuntos de procedimentos: exame clínico, avaliações dosimétricas do metal em sangue, cabelo e urina e investigação genotóxica. A partir desses processos, constatou- se a presença de mercúrio no organismo dos garimpeiros e de seus familiares, porém os valores mais elevados de contaminação foram encontrados nos índios, com contaminação frequente por forma inorgânica, que apesar de não terem contato direto com o garimpo, sua alimentação decorria do solo e de peixes contaminados.

Depois de todos os  estudos do caso, foram criados projetos para o âmbito de tratamento e controle, além de serviços assistenciais e preventivos, como também a proibição uso do mercúrio no extrativismo aurífero, visando a educação e conscientização ambiental.

Daniele Veríssimo                  Matrícula:

Mariane Silveira                     Matrícula:201603388109

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com