TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Fundamentos da Administração

Por:   •  28/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Teorias da Subjetividade e das Relações Humanas

O estudo feito por Elton Mayo, sobre como as empresas poderiam aumentar sua produtividade, se dá pela experiência de Hawthorne. Onde tal experiência foi dividida em 4 fases:

1° fase: dois grupos foram postos em diferentes ambientes de iluminação, com as mesmas condições de trabalho, onde o objetivo era saber se a iluminação faria diferença na eficiência dos funcionários em relação a produção. Um grupo foi mantido por iluminação constante, enquanto o outro grupo tinha variáveis em sua iluminação. Contudo, na mente dos operários experimentais, eles pensavam em  produzir bastante, com ou sem luminosidade.

Concluiu-se que a variável psicológica que fez diferença, pois independente da iluminação, o grupo que menos tinha luz produziram mais do que outro grupo, já que tinham consigo mesmo a obrigação de produzir mais, ignorando o ambiente.

2° fase: foram inseridos descanso, lanches e redução no horário de trabalho, para verificar se estes fariam diferença. Essa fase foi dividida em 12 períodos.

Onde em cada período, foi introduzido algo diferente na rotina dos trabalhadores, como descanso, intervalos intercalados e lanches.

Concluiu-se que mais uma vez o fator psicológico fez diferença. A produção aumentou gradativamente, pois os funcionários  tinham satisfação no serviço, achavam divertido e sentiam mais participativos por conta das experiências feitas no ambiente de trabalho.

3° fase: as condições físicas não eram mais o foco, e sim, as relações humanas. Pois os fatores psicológicos se sobressaíram nas fases anteriores. Nessa fase, iniciou-se o programa de entrevistas dos empregados, com a intenção de ouvi-los,  entender suas atitudes e suas sugestões. Por ter sido um sucesso e por conta da grande quantidade de empregados, foi adotada a Entrevista Não Diretiva, permitindo que todos falassem livremente.

 A partir da 3° fase percebeu-se que havia uma organização informal, que uniam os empregados, mas preocupavam as empresas, pois com a sua união, começara uma discussão sobre as condições de trabalho.

 Nisso, foi desenvolvido pelos pesquisadores a 4° fase, onde foi estudado as organizações informais, e o salário dos funcionários aumentariam se a produção aumentasse, pois eles tinham uma parte fixa de remuneração. Dessa maneira, percebeu-se um desenvolvimento de solidariedade entre as equipes, os funcionários optavam ganhar menos, a prejudicar alguns de seus colegas.

O objetivo dessa fase, foi observar as organizações informais e formais dentro das que empresas.

Com essa experiência concluiu-se, que a produção não aumenta pela força física, e sim pela integração social da equipe. Onde cada indivíduo não é um ser isolado, ele está incluído como membro dessa equipe.

As pessoas querem ser compreendidas e mais participativas em seu ambiente de trabalho, dessa forma, se sentem úteis e a vontade para trabalhar, sem pressão.

Elton Mayo estudou as pessoas e concluiu duas necessidades:

1- Adaptação do Trabalhador ao Trabalho, onde o trabalhador deve ser analisado e verificar em qual setor deve ser incluído, pois sua produtividade depende de sua aptidão ao serviço.

2- Adaptação do Trabalho ao Trabalhador, onde os gerentes devem ser mais compreensivos, os trabalhadores devem ser mais motivados e terem participações nas organizações. É importante ressaltar o relacionamento informal para que haja uma “quebra de gelo” na tensão ocasionada pelo ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com