Resenha Identificação, mensuração e valoração dos custos em saúde
Por: daynnars • 29/9/2019 • Resenha • 327 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
O artigo “Identificação, mensuração e valoração dos custos em saúde” foi escrito por Everton Silva, Maurício Pereira e Marcus Silva, publicado no periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde em junho de 2016.
Em um estudo referente ao panorama econômico dos países de renda baixa e média, os autores identificaram que o conhecimento de avaliação econômica e análise de custos nessas regiões é limitado. Diante desse cenário, o artigo traz seis tópicos com o intuito de orientar aos leitores quanto aos procedimentos para estimar custos na área da saúde, que serão citados abaixo.
A duas etapas iniciais consistem na definição da perspectiva de estudo e do horizonte temporal. Para a avaliação econômica em questão, deve-se estabelecer a quem se referem os custos (paciente, hospital, SUS, convênio médico, entre outros) e o período considerado.
Para a identificação dos custos, é descrito de forma sucinta o conceito de sistema de custeio por absorção, exemplificando os custos diretos, indiretos e intangíveis na área da saúde. Após essa etapa, deve ser determinado como os custos serão mensurados (termos unitários/percentuais).
Outro ponto a ser considerado, são os métodos para valoração, apresentados de acordo com a classificação do custo: para custos diretos, utiliza-se a abordagem bottom-up ou top-down, para custos indiretos, utiliza-se métodos de capital humano ou de fricção, e para custos intangíveis deve ser analisada a disponibilidade de pagar do objeto de estudo. Por fim, os autores direcionam como devem ser feitos os ajustes temporais.
O artigo tem uma proposta interessante, visto que os autores delinearam o estudo a partir de características específicas da área da saúde. Em contrapartida, o material foi escrito para um público que já possui um conhecimento prévio de avaliação econômica, ou que já está familiarizado com termos relacionados à contabilidade de custos.
Apesar de ser desenvolvido como um “passo a passo” para a construção de uma análise econômica, os conceitos não são expressados claramente, podendo gerar inseguranças ou interpretações equívocas no leitor que pretende aprender a estimar custos, mas não dispõe desse conhecimento prévio.
...