Resenha crítica, O veneno está na Mesa II
Por: Otavio Claiber • 10/9/2016 • Resenha • 376 Palavras (2 Páginas) • 4.893 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA SANANDUVA
RESENHA CRÍTICA: O VENENO ESTÁ NA MESA II (DOCUMENTÁRIO)
Aluno: Otavio Claiber da Silva;
Professor: Gerônimo Rodrigues Prado
SANANDUVA
2016
Continuação de um longa-metragem do cineasta Silvio Tendler, “O Veneno Está na Mesa II” retrata os efeitos dos agrotóxicos e os riscos inerentes à plantação de transgênicos, que são adquiridos junto com as sementes.
Conforme o Ministério de Meio Ambiente, o Brasil se localiza em primeiro lugar como o maior consumidor de agrotóxicos em todo o mundo. E com base na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), houve um crescimento de aproximadamente 190% no consumo de agrotóxicos no mercado nacional nos últimos 10 anos. Baseado nesses números alarmantes, o documentário apresenta depoimentos de pessoas intoxicadas ou com câncer, e mostra os efeitos dos agrotóxicos no ambiente (contaminação dos solos, de fontes de água) - além de ressaltar algumas mortes de agricultores - resultantes do contato direto com os venenos.
Como por exemplo, o drama dos cultivadores de fumo que são obrigados a entregarem suas mercadorias para as fumageiras que tem respaldo judicial para fazer isso, muitos agricultores acabam se suicidando por conta da pressão (como o caso da agricultora Dona Eva da Silva). Infelizmente esses casos não estão isolados, e há um grande aumento no número de contaminações causadas pelos agrotóxicos entre os trabalhadores no campo.
O documentário nos apresenta também “a campanha permanente contra agrotóxicos pela vida” que faz uma crítica ao uso excessivo de agrotóxicos e aponta alternativas possíveis para a produção de alimentos saudáveis, que preservam a natureza, os agricultores e os consumidores.
Como conclusão desta resenha, pode-se afirmar que com o apoio do governo é possível consumir alimentos livres de agrotóxicos, para isso é necessário focar-se na saúde da população, investir em alternativas para que os alimentos sejam mais saudáveis e que respeite o ambiente e os agricultores. Além da conscientização das pessoas, logo, se as pessoas pararem de consumir produtos com agrotóxico, o governo dará mais atenção ao que a população deseja e não ao que é bom para os negócios governamentais.
...