Resenha crítica - Remuneração
Por: ricardopykosz • 25/6/2015 • Resenha • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 1.525 Visualizações
Resenha Crítica:
REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIOS E A RETENÇÃO DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES
Nome: Ricardo Pykosz / Matheus Guilherme Costa Turossi
Curso: Engenharia de Produção – Ênfase em Mecânica
Data: 12/03/2015
Disciplina: Administração dos Recursos Humanos
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MOITINHO, GERALDO CARDOSO. Remuneração, Benefícios e a retenção de talentos nas organizações. Revista Digital de Administração FACIPLAC, V.1, n.1,2011. < http://inseer.ibict.br/reaf/index.php/reaf/article/view/3>. Data de acesso: 12 mar. 2015.
APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA
MSc. Geraldo Cardoso Moitinho
Mestre em Auditoria e Gestão Ambiental, Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central – FACIPLAC
PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
O artigo descreve, através de pesquisa bibliográfica, sobre remuneração e benefícios de organizações. Descrevendo critérios e valores considerados na avaliação de um profissional e onde os benefícios são somados.
Explica ainda, duas formas de remuneração presentes nas empresas, a remuneração por cargos e a remuneração por competências. Cita também os benefícios, que sempre agregam valores, mesmo que alguns casos não são somados aos salários.
BREVE SÍNTESE DA OBRA
A remuneração é o fator principal, mas não é o fator decisivo para atrair interessados em um emprego, benefícios e reconhecimento profissional podem interferir de forma significativa.
Não existe um método ideal para todas as organizações, há vários interesses que deverão estar alinhados, porém o objetivo de uma remuneração estratégica não é nivelar o salário de todos, mas reconhecer os melhores e remunerá-los de acordo com suas competências significativas a empresa.
A motivação é um fator importante, mas a organização precisa buscar um equilíbrio para que o colaborador sinta-se estável.
O autor acredita que a melhor remuneração para a retenção dos colaboradores, torna possível uma aproximação com a organização para estudo das necessidades e interesses mútuos.
PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA
Remuneração
A remuneração é considerada como um dos principais fatores que definem melhores empresas e melhores empregos.
Fala-se muito em motivação como um dos fatores preponderantes para consecução de objetivos e resultados organizacionais. A motivação dependerá do significado que cada qual atribui a uma determinada atividade. “ninguém pode motivar ninguém” (BERGAMINI, 1997). Por isso a correta avaliação do profissional é importante.
Segundo o artigo 457 da CLT "Compreende-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
1º - Integram o salário, não somente a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.
2º - Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem, que não excedam de cinquenta por cento do salário percebido pelo empregado.
3º - Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer título, e destinada à distribuição aos empregados".
Segundo (Araújo, 2006) a remuneração é vista com enfoque contemporâneo, sendo variável, adotando os seguintes métodos:
- Remuneração por habilidades;
- Remuneração por competências;
- Remuneração por resultados;
Outro ponto importante é avaliar o quanto o colaborador contribui para a empresa. Diferente de alinhar as remunerações, deixa os colaboradores mais significativos em destaque (DUTRA, 2002).
Então temos que: remuneração total é composta de remuneração básica que são o salário mensal, incentivos que são as gratificações, bônus, seguro de vida, refeição, plano de saúde, etc.
Além da remuneração tem as gratificações financeiras diretas e indiretas e as não financeiras. As recompensas financeiras diretas são constituídas pela soma do salário, bônus, comissão, já a recompensa financeira indireta são os benefícios oferecidos pela a empresa e as recompensas não financeiras são aquelas oferecidas ao empregado como forma de mantê-lo satisfeito no trabalho, são a segurança no trabalho, autoestima, reconhecimento, etc.
Analisando todos os conceitos o autor pergunta qual, a maneira correta de remunerar os colaboradores justamente? E completa que as empresas buscam a remuneração estratégica, onde levam em consideração missão, visão e valores, como suas habilidades e competências.
Dentro de uma remuneração estratégica há a remuneração com base no cargo e com base na competência, veja o comparativo abaixo:
[pic 1]
Benefícios
Atualmente, os benefícios sociais são vistos como planos de serviços, e são planejados para auxiliar o empregado em três áreas de sua vida, no exercício da posição; fora dela, mas dentro da empresa; e, finalmente, fora da empresa” (CHIAVENATO, 2000). Os benefícios sociais proporcionam qualidade de vida ao colaborador e sua família.
...