TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade e Empreendedorismo

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4

Atividade: Fórum

Título: Responsabilidade Social e Empreendedorismo

Aluno: Juliana Padilha Fernandes de Aquino

Disciplina: Administração Empreendedora

Turma: C

Introdução

Essa atividade fala sobre conceitos considerados novos nas suas atuais configurações, porém na essência, já existentes há muito tempo.

Responsabilidade Social, segundo o Livro Verde da Comissão Européia (2001), é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Ou seja, é quando as empresas, voluntariamente, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem estar dos seus públicos interno e externo.

Empreendedorismo social é a expressão dada a um conjunto de ações que visam um impacto positivo na sociedade. O empreendedor social tem como objetivo pensar em soluções que melhoram a sociedade e não que resultem em lucro para si.

Responsabilidade Social Empresarial

A responsabilidade social pode ser trabalhada no ambiente interno da empresa, voltada para seus funcionários e colaboradores. Nesse caso, auxilia na motivação dos mesmos, quando da existência uma política de incentivo de recursos humanos. Ela existe no seu ambiente externo, quando a empresa tem uma postura socialmente responsável relacionada ao meio ambiente ou à sua cadeia produtiva, junto a fornecedores, a clientes e também nas suas relações diárias com governo, parceiros e com a própria comunidade.

A RSE, como é conhecida, vem tomando força a partir dos anos 80, em um momento em que as empresas encontram-se imersas num mundo cada vez mais competitivo. Ter uma postura socialmente responsável agrega muito valor às companhias, demonstra maturidade, do ponto de vista da empresa e acarreta em um futuro com muito provavelmente menos litígios, menos ações trabalhistas, menos processos judiciais.

Empreendedorismo Social

Ser empreendedor significa criar projetos, avaliar o que é demanda no mercado, procurar por novas estratégias para resolver os problemas de sempre.

O diferencial, atualmente, é a empresa se preocupar também com o desenvolvimento local. Combinar o lucro com o impacto social positivo tem sido muito bem visto pelo mercado.

O empreendedorismo social vem a partir de ações necessárias para trabalhar a coletividade. Não são ações sociais, propriamente ditas, mas inovadoras que trabalham com resultados positivos que venham trazer novas tecnologias para as comunidades geralmente mais carentes mas que não só no social, que tragam geração de trabalho e renda. Para realizar as melhorias, o empreendedorismo social conta com os avanços tecnológicos, também são utilizadas as técnicas de inovações, manejo sustentável de recursos naturais e muita criatividade.

A influência do empreendedorismo social nas mudanças da sociedade

“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990).

Primeiramente é muito importante entender o porquê do empreendedorismo social ter crescido tanto nos últimos anos.

- Uma quantidade muito grande de países que se tornaram uma democracia, saindo de políticas absolutistas ou ditatoriais;

- Houve um aumento geral da classe média, fazendo com que mais pessoas tivessem mais acesso a educação geral e a saúde;

- O advento da internet, que trouxe uma maior informação acerca das questões sociais disponibilizada para um número muito grande de pessoas;

- A conscientização da população de que governo sozinho não resolve os problemas. De que existe a necessidade de unir os setores privado, o público e o poder dos cidadãos para solucionar as nossas grandes questões.

Os empreendedores sociais agem no desejo de promover melhorias na sociedade, focando nos seus problemas e em encontrar as alternativas para melhorar os sistemas e promover mudanças em larga escala.

Como exemplo podemos citar Eduardo Lyra, um rapaz que nasceu e foi criado na periferia de São Paulo, hoje, jornalista e roteirista, diz que seu projeto é tocar um milhão de pessoas com o seu projeto Gerando Falcões.

Não podemos também deixar de citar como exemplo o Microcrédito - Banco Grameeen. Em 1976, o professor Muhammad Yunus fundou o Banco Grameen, uma organização de microfinanças que faz empréstimos de microcrédito para pessoas pobres sem condições de oferecer garantias. O objetivo era lutar contra a pobreza por meio de serviços financeiros para ajudar as pessoas de baixa renda a estabelecer negócios lucrativos. Este projeto tornou-se um condutor de mudanças sociais, estabeleceu um novo método de lutar contra a pobreza e transformou-se em exemplo de inovação social. Yunus ganhou o prêmio Nobel da paz por seus esforços em estabelecer desenvolvimento econômico e social de baixo para cima.

A influência do empreendedorismo social nas mudanças do empreendedor

Não há como desviar das "novas" necessidades do mundo. Para que os empreendimentos tenham sucesso, é necessário conciliar os avanços tecnológicos e outros progressos com um meio ambiente saudável e boas condições de vida para todos.

O empreendedorismo social trouxe à tona realidades já conhecidas porém pouco cuidadas. Os empreendedores, mais do que nunca, devem aliar seus conhecimentos às necessidades locais. A transformação, no início pode ser pequena mas certamente vai gerar efeitos muito importantes num futuro, agora não mais tão distante.

Bart Weedjens, um monge budista, conseguiu aliar sua paixão de infância por ratos com o que ele foi estudar - Design Industrial. Ele criou um programa que treina ratos para detectar minas terrestres e tuberculose na África. Com isso, a população africana está se livrando da dependência de tecnologia estrangeira.

Conclusão

O mundo globalizado exige das empresas, cada dia mais participação social. A sociedade de hoje cobra muitos mais dos empreendedores que seja trazida aos problemas sociais a mesma imaginação que eles levam à criação de riqueza, no mundo dos negócios.

Os conceitos de responsabilidade social e empreendedorismo hão de se complementar. O empreendedorismo social ainda não é tão difundido, principalmente no Brasil, mas já há investidores focando nesse segmento. Existem também, empresas que estão destinando verbas para o empreendedorismo social, o que pode ser um ótimo caminho.

A responsabilidade social é necessária dentro do planejamento do empreendedor, porque se você não pensar na sociedade hoje, quando for realizar o seu negócio fatidicamente ele não vai dar certo. Qualquer produto fabricado será consumido pela sociedade.

Referências bibliográficas

5 exemplos de empreendedorismo social no Brasil. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/5-exemplos-de-empreendedorismo-social-no-brasil/91809/. Acesso em: 11 set 2015.

Apopo - we train rats to save lives. Disponível em https://www.apopo.org/en/about/who/history. Acesso em: 13 set 2015.

Empreendedorismo social: lucro e transformação social numa coisa só. Disponível em https://endeavor.org.br/empreendedorismo-social/. Acesso em: 11 set 2015.

Gerando Falcões. Disponível em: http://www.jovensfalcoes.com.br/. Acesso em 13 set 2015

Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração,

perspectivas e desafios – notas introdutórias*. Disponível em: http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/docs/empreendedorismo_social_brasil_atual_configuracao_perspectivas_desafios.pdf. Acesso em 11 set 2015.

O que é o empreendedorismo social? Disponível em: http://www.pensandogrande.com.br/o-que-e-o-empreendedorismo-social/. Acesso em 13 set 2015.

Responsabilidade social. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_social. Acesso em 13 set 2015.

O Empreendedorismo e a Responsabilidade Social: Uma experiênci. Disponível em:

http://www.responsabilidadesocial.com/artigo/o-empreendedorismo-e-a-responsabilidade-social-uma-experiencia/. Acesso em 13 set 2015.

10 indicadores de uma empresa socialmente responsável. Disponível em:

http://www.rh.com.br/Portal/Responsabilidade_Social/Dicas/6722/10-indicadores-de-uma-empresa-socialmente-responsavel.html#. Acesso em 13 set 2015

Bibliografia, Filmografia e Infografia adicional

Infográfico: E-Commerce Brasileiro – Crescimento e Perfil do Consumidor. Disponível em: http://www.pedroquintanilha.com.br/e-commerce/infografico-e-commerce-brasileiro-crescimento-e-perfil-do-consumidor/. Acesso em 11 set 2015

Índice de Progresso Social: Edição 2015 retrata os avanços sociais em 133 países. Disponível em: https://flammarion.wordpress.com/2015/05/18/indice-de-progresso-social-edicao-2015-retrata-os-avancos-sociais-em-133-paises/. Acesso em 14 set 2015

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com