Resumo Sobre Liderança (Livro Introdução à Administração. 5° Edição Pág 385 a 410).
Por: Jonadabe De Santana Pinho • 19/5/2021 • Seminário • 644 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Aluno: Jonadabe de Santana Pinho
Mat: 20180096981
Disciplina: Administração I
Curso: Sistemas de Informação – UFPB
Resumo sobre Liderança (Livro Introdução à Administração. 5° Edição Pág 385 a 410).
O Capítulo já começa relatando qual o seu principal objetivo, que é analisar o processo social da liderança. Segundo o autor, é mais fácil apontar alguém que tem liderança do que definir de fato o que é a liderança. Uma vez que, o conceito pode variar de pessoa para pessoa e de situação para situação.
No texto o autor deixa claro que existem várias definições de liderança. O exemplo mais prático e simples seria o exemplo da influência. Nesse caso, uma pessoa A é líder, quando consegue conduzir ou influenciar nas ações e/ou comportamento das pessoas B,C,D (terceiros). Esse seria um exemplo de liderança como processo social.
Ainda no livro, podemos ver que para o autor, líder e liderados compartilha uma relação de influência recíproca. Pois, sem liderados não existem líderes. Sendo assim, tanto os líderes quanto os liderados estão nessa relação de mútua dependência.
No pensamento do autor, existem dois tipos de liderados, que são: os fiéis (Esses se envolvem por razões éticas e morais), e os mercenários (Se envolvem sempre por motivos de interesses próprios).
Já os líderes possuem três tipos distintos. Que são eles: Os que arrastam multidões, capazes de construir grandes ideias, juntar muitas pessoas, impressionar multidões; Os que interpretam multidões. Esses são capazes de revelar ao mundo os pensamentos que se encontram na multidão de forma confusa e obscura; E os líderes que representam as multidões.
Apenas com um plano ou objetivo, o líder potencial pode se tornar um líder de verdade. Desde que o mesmo foque no desafio empenhado. E é exatamente isso que podemos chamar de missão ou tarefa.
Toda pessoa que exerça função de liderança, deve ter bem desenvolvida a carisma. Essa característica, segundo Weber, desperta a devoção de seus seguidores.
Ao decorrer do texto, podemos ver que um dos autores mais conhecidos na linha de pesquisa sobre liderança não considera tal habilidade como uma habilidade singular, única, mas sim como um conjunto de tarefas e habilidade.
Segundo ele, a habilidade de comunicação traz os melhores argumentos possíveis para mostrar que as características do líder podem ser e são desenvolvidas. A comunicação é uma das habilidades pessoais mais importantes que um líder precisa ter desenvolvida. Uma vez que, todo e qualquer líder deve conseguir passar sua mensagem de modo a persuadir, motivar, inspirar, empenhar seus seguidores.
Como todo líder recebe “poderes”, cada um deve saber usá-los da maneira correta. Um dos temas mais complexos na administração é justamente o uso da autoridade como habilidade para se relacionar com seus liderados. Há várias formas de se definir esse uso. Sem contar que os três modelos mais conhecidos (Autocracia, anarquia e democracia) são palavras que geram bastante polêmica.
Quanto mais centralizado for o poder no líder, mais autocrático será seu comportamento e estilo. Por muitas vezes o estilo autocrático se degenera e transforma a autocracia em um autoritarismo.
Quanto mais as decisões forem tomadas no âmbito coletivo, com mais participações dos integrantes de um grupo, mais democrático é o comportamento do líder.
Já no anarquismo ou liberais, o líder transfere toda a sua autoridade para os seus liderados, conferindo-lhes o poder de tomar as decisões. Um líder liberal, abre mão do poder de tomar certas decisões e os delega para seus liberados.
...