Resumo sobre: "Modelos: Contingencial, Neoclássico e estruturalista”
Por: Alex Ferreira • 6/5/2016 • Resenha • 796 Palavras (4 Páginas) • 447 Visualizações
Universidade de São Paulo[pic 1]
Escola de Artes Ciências e Humanidades
Alex de Jesus Ferreira
Número USP: 8061390
Introdução à Administração para Computação
Turma: 2014184
Resumo sobre: "Modelos: Contingencial, Neoclássico
e estruturalista”
São Paulo
2014
Modelo Contingencial da Administração
Contingência significa algo eventual ou incerto, que pode vir a acontecer ou não. Nessa vertente é abordada a questão da não eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo, pois não existe apenas uma forma que seja melhor para alcançar objetivos variados e dentro de organizações em meios também extremamente variados.
Ela apoia a ideia que a verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão. Ambientes diferentes necessitam de diferentes relações organizacionais tendo em vista a necessidade de um modelo para cada determinada situação. Mudanças tecnológicas também levam à mudanças na estrutura organizacional.
Basicamente, ambiente e tecnologia são as principais variáveis a serem analisadas pois produzem maior impacto sobre a organização.
Ambiente
O ambiente é o meio que envolve de maneira externa uma organização, fazendo que tudo que ocorra nesse meio externo influencie internamente a organização. O ambiente é analisado em dois segmentos:
Ambiente geral: É o ambiente comum a todas as organizações constituído de condições semelhantes para todas as organizações, sendo as principais as condições tecnológicas, econômicas, politicas, legais, demográficas, ecológicas e culturais.
Ambiente de Tarefa: É o ambiente imediato de cada organização, no qual uma determinada organização extrai as suas entradas e deposita suas saídas. Ele é constituído por: Fornecedores de entrada, clientes ou usuários, concorrentes e entidades reguladoras.
Tecnologia
A tecnologia como algo que se desenvolve nas organizações, em geral, e nas empresas, em particular, por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e execução de tarefas. A tecnologia incorporada está nos bens de capital, matérias-primas e componentes. A tecnologia não incorporada está nas pessoas, técnicos, peritos e afins.
A tecnologia é o conhecimento que pode ser utilizado como elementos materiais em bens ou serviços, modificando sua natureza ou suas características. Existe um forte impacto da tecnologia sobre natureza e funcionamento das organizações.
Modelo Neoclássico
A teoria Neoclássica marca o retorno dos clássicos revisados e atualizados inovando e adaptando a mudança. Utilizando velhos conceitos da teoria clássica.
A teoria neoclássica é identificada por algumas características marcantes a reafirmação dos pressupostos clássicos, a ênfase os resultados e objetivos e o ecletismo aberto e receptivo, sendo a administração uma técnica social básica. Esse modelo surgiu com o alto crescimento das organizações.
A Administração por objetivos constitui uma estratégia administrativa altamente difundida espírito da teoria neoclássica.
Segundo Peter Drucker:
"Toda empresa deve criar uma verdadeira equipe e reunir esforços individuais num esforço comum. Cada membro da empresa contribui com uma parcela diferente, mas todos devem contribuir para a meta comum. Seus esforços devem ser exercidos numa só direção e suas contribuições devem combinar-se para produzir um resultado ótimo - sem lacunas, sem atritos, sem a desnecessária duplicação de esforços.
O modelo de gerenciamento que temos agora é o da ópera. O maestro conta com um grande número de grupos diferentes que ele precisa reunir. Os artistas, o coral, o corpo de baile, a orquestra - todos têm de atuar juntos, a partir de uma partitura estabelecida de forma comum.
A Administração por Objetivos exige grande esforço e instrumentos especiais, pois, numa empresa, os executivos não são automaticamente dirigidos para o objetivo comum."
...