Sistema de Trocas em Lojas de Departamentos
Por: Puccacin • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 619 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
Introdução
Segundo o art. 18 inciso 1§ do CDC (Código de Defesa do Consumidor), os estabelecimentos comerciais só têm o dever de trocar uma mercadoria se esta apresentar um defeito de fabricação, pois o comerciante e o fabricante têm responsabilidade sobre ela.
Porém, para fidelizar seus clientes, a maioria dos comerciantes, inclusive os informais, permitem que qualquer mercadoria em perfeito estado após a compra possa ser trocada por vários outros motivos. Afinal, ninguém quer correr o risco de dar um presente que não possa ser trocado, não é?
Entretanto, as lojas estipulam um prazo para que a troca seja efetuada, que em geral é de 30 dias, por isso é preciso ter muita atenção à data da compra. Passado este prazo, passa-se a ter uma maior dificuldade em conseguir efetuar a troca.
O presente trabalho tem como objetivo melhorar o sistema de trocas e, consequentemente, gerar mais economia de papel dentro de lojas de departamentos.
O tema nos despertou interesse a partir de que observamos o uso desnecessário de papel no atual processo de trocas da maioria das lojas, e assim desenvolvemos uma proposta de melhoria.
Desenvolvimento
Nosso trabalho consiste na implementação de um sistema que despreze o uso de papel na execução da troca de mercadorias.
Observamos que atualmente o procedimento de troca mais utilizado é o realizado por um sistema que gera o chamado vale-troca, com o qual o cliente escolhe a mercadoria a ser trocada, apresenta o mesmo no caixa e assim o papel é descartado, tendo um tempo de uso curto e desnecessário.
Com isso, partindo de que a maioria das lojas trabalha com o sistema de crediário, pensamos em descartar o uso de papel neste processo, e fazer com que os valores das trocas sejam transferidos como bônus, diretamente no próprio cartão fidelidade do cliente. Pensamos também naqueles clientes que, por algum motivo, não possuem o cartão da loja, oferecendo a eles um cartão presente com o valor da troca.
A implantação desse sistema não descartará o processo atual do sistema de trocas, mas sim alteraria a sua finalização, substituindo a impressão pela transferência do valor, por isso o prazo para a troca determinado pela loja seria mantido.
Vantagens
Visando que já existe um objetivo das lojas fidelizarem cada vez mais clientes, o cartão não seria um gasto adicional.
Além da economia de papel para a empresa, o cliente também se beneficiará por não correr mais o risco de perdê-lo caso não efetue a troca no mesmo dia, pois o valor da sua troca já estará no seu próprio cartão. Se acaso sua escolha for de menor valor que o “bônus”, a diferença permanecerá no cartão podendo ser integrada na realização de uma nova compra; e se for maior, a diferença poderá ser cobrada dentro do crédito do cartão do cliente.
Pesquisas
...