TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
Por: geancarlos • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 8.046 Palavras (33 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
Nome: Eliane Damasceno Bandeira RA: 2843282191
Professora Ead: Josiane Almeida
PROINTER FINAL
Caxias do Sul, abril 2015.
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido na empresa lojas Maisa, sabendo a atual necessidade da empresa em contratar funcionários comprometidos e engajados, com isso verificou-se a necessidade de medir o grau de comprometimento dos mesmos em mostrar que este problema se inicia no recrutamento e seleção da empresa.
Por essas razões, analisar o planejamento de um empreendimento pode ser determinante para a rentabilidade futura da empresa.
Com um mercado tão competitivo é necessário investimentos, detalhamento de serviços prestados e principalmente planejamento estratégico.
Com o questionário feito com os colaboradores da empresa Maisa, podemos observar a necessidade de um plano de negócios, dentro da empresa para que ela tenha colaboradores satisfeitos e para que a empresa possa ser bem sucedida.
INTRODUÇÃO
A primeira etapa deste trabalho teve como foco principal a implantação do setor de Recursos Humanos que é uma área que visa sempre o desenvolvimento do capital humano da empresa, é um setor de grande importância porque contribui para que a organização atinja sua missão, seja ela qual for.
A implantação do Departamento de Recursos Humanos é fundamental para o crescimento da empresa, para isso é importante entender o negócio da empresa, os conceitos, objetivos e valores. É interessante também estabelecer e escrever as políticas de RH, definir as políticas de recompensa para identificar problemas e tentar resolvê-los da melhor forma possível.
A valorização do profissional não se da apenas na questão financeira e sim através de treinamentos qualificativos, desenvolvimento, que irão beneficiar não apenas o colaborador mas a instituição como um todo.O setor de Recursos humanos contribui diretamente com o melhor uso do capital da empresa, incluindo o capital humano, proporcionando assim um ambiente confortável, criativo e altamente produtivo.
Uma análise global do planejamento estratégico envolve toda a organização. Através dele, podem-se antecipar as necessidades e relacionar o emprego dos meios materiais e recursos humanos disponíveis, a fim de traçar os caminhos adequados para alcançar objetivos concretos em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação da situação atual.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A empresa escolhida para o desenvolvimento deste projeto é uma rede de lojas Maisa, que atua no comércio de confecções e moda.
Ela atua no segmento de moda masculina, feminina, infantil e juvenil, calçados e lingeri.
A empresa fica localizada na rua Garibaldi 222- centro- cidade de Caxias do sul, no estado do Rio grande do sul.
A empresa visa lucros com a venda dos produtos, roupas e calçados como também a venda dos produtos financeiros como cartão da loja, planos de odontologia e seguros como carro e lar, bolsa protegida, compra certa.
As lojas Maisa, foram fundadas a mais 30 anos, no mercado e conta com um grande número de colaboradores.
Durante todos esses anos a empresa obteve sucesso e esta sempre em expansão pelo Brasil e já conta com mais de 200 lojas pelo país, com 40 funcionários por loja, divididos em departamentos, cito administrativo, financeiro e varejo.
.
PESQUISA FEITA COM OS COLABORADORES
Foi realizada uma pesquisa com os colaboradores da empresa para avaliarmos a estrutura e orientarmos as adequações pertinentes ao setor de RH.
Perguntamos aos colaboradores, sobre a eficiência e transparência da comunicação interna, sobre as instalações físicas da loja e sobre a cooperação entre as equipes e obtivemos retorno positivo na avaliação.
Porém, ao abordamos os assuntos de valorização profissional, incentivo, salários e benefícios, treinamento e desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho, obtivemos respostas negativas , sendo que assim, direcionamos as soluções plausíveis para estes pontos.
1-Valorização profissional: A empresa não motiva os funcionários com prêmios ou qualquer tipo de valorização. Não há incentivos financeiros muito menos motivacionais (elogios e reconhecimento). Isso causa um desgaste visível, pois, essa nova iniciativa passou a fazer parte do escopo da função. Além disso, os planos de treinamento nem sempre são colocados em prática. Para esse ano de 2015, a empresa tem como objetivo envolver todos os funcionários da empresa na unidade de Contagem a participarem dos projetos de redução de custo e inovação.
- Sugerimos que seja criado plano de carreira;
- Pesquisas de satisfação do funcionário;
- Definição de metas individuais.
2-salários e benefícios: Os salários pagos aos colaboradores são limitados ao piso salarial de cada categoria. O desempenho do colaborador não tem influência sobre o salário que recebe. Não existe benefício adicional ao salário.
- Sugerimos a implantação do programa de participação dos resultados (PPR);
- Comissão de sobre metas individuais de vendas;
- Ticket refeição;
- Plano de avaliação de desempenho.
3-treinamento e desenvolvimento: a empresa oferece palestras motivacionais, mas com promessas que vão além da realidade que acontece dentro da empresa, que na maioria das vezes o colaborador não vê esse resultado, comprometendo assim o sistema.
- Sugerimos a criação de POPs (procedimento operacional padrão);
- Reuniões de avaliações das necessidades
- Cursos de atualizações para cada função.
4- Qualidade de vida no trabalho:
...