TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologo RH

Por:   •  11/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 5

 TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

WEBAULA 1

 

Esta webaula foi elaborada com conteúdos relacionados às disciplinas de: Educação a Distância; Sistema de Informação; Ética, política e sociedade; Economia e Modelos de Gestão. Vamos estudar como elas estão inseridas no dia a dia das organizações.

Unidade 2 – Teorias da Administração

 

Olá, caro aluno! Estamos aqui novamente para ampliar alguns conceitos já estudados por você nas disciplinas de Teorias da Administração e Análise Econômica e Social. Será uma oportunidade de entender como elas podem contribuir para melhorar o desempenho das organizações. Você está pronto? Então, vamos lá!

A Importância da Administração

 

O ambiente organizacional cada vez mais competitivo tem exigido o desenvolvimento da capacidade humana em planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos que estão agrupados em uma organização. Esses elementos caracterizam a atividade da administração. O sucesso e o fracasso de uma organização podem ser medidos pela capacidade de seus gestores em administrar de forma correta e inovadora os seus recursos.

A administração de recursos humanos

 

[pic 1]Podemos perguntar: Diante desse contexto qual a importância das pessoas nas organizações? É através delas que a administração é exercida, pois são elas, que por sua atuação prática, decidem como os recursos serão utilizados. O sucesso organizacional é alcançado através das habilidades dos administradores que quando conseguem exerce-las com eficiência e eficácia garantem a boa administração. Na administração de recursos humanos isso não é diferente, pois cabe ao gestor identificar e compreender a influencia dos diferentes elementos da dinâmica organizacional, a saber: os aspectos sociais, econômicos, políticos, legais, de tecnologia e culturais, no resultado de seu trabalho. Cabe a Gestão de Recursos Humanos refletir sobre as inter-relações que possam existir entre o impacto gerado por esses fatores externos e a subjetividade dos trabalhadores. Essa reflexão deve estar alinhada ao foco de toda organização que é a busca pelo seu fortalecimento e crescimento. Diante disso é importante lembrar que cada vez mais o conhecimento tem sido considerado como único fator que pode sustentar as organizações nesse século, o que leva a valorização do denominado capital humanos.

Questão para reflexão

Qual é a importância da administração para uma organização e para nossa própria vida? E qual a relação desse tema com a gestão de recursos humanos?

MACROECONOMIA

 

A macroeconomia estuda a economia como um todo no âmbito de curto prazo. Os principais aspectos focados pela macroeconomia são o desemprego, pois através dele pode ser percebido o quanto a produção pode estar abaixo de seu potencial, o nível de investimento e o consumo.

Portanto, a teoria macroeconômica preocupa-se com aspectos de curto prazo, tais como: Desemprego, Investimento, Consumo e Nível.

POLÍTICA MACROECONÔMICA

 

Pode ser compreendida como as medidas do governo que visam influenciar na economia como um todo e que tem como objetivo:

 

1) MELHORAR O NÍVEL DE EMPREGO: ou seja, através de medidas que podem ser adotadas, garantir que o nível de emprego permaneça adequado, pois o desemprego demonstra que os recursos não estão sendo utilizados de forma plena.

A crise de 1929 ou grande depressão: foi o maior choque econômico dos tempos modernos. Foi um fenômeno global, que se espalhou das nações desenvolvidas para as nações em desenvolvimento. A partir dessa crise encerra-se o predomínio do pensamento liberal que acreditava que o mercado era guiado por uma “mão invisível” e levaria a economia ao pleno emprego.  Surge a contribuição de Keynes como a base da Moderna Teoria Macroeconômica, e da intervenção do Estado na Economia.

ATUALMENTE: Existe a corrente dos economistas neoliberais (originária dos liberais), que prega a saída do governo da produção de bens e serviços. Neokeynesianos que pregam um maior grau de atuação do Estado na atividade econômica.

2) ESTABILIDADE DE PREÇOS

O crescimento do nível geral de preços ou inflação apresenta um custo para a sociedade acarretando distorções sobre a distribuição da renda, expectativa dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos. Nos países industrializados o problema central é o do desemprego. Nos países em desenvolvimento a inflação é o foco central.

3) DISTRIBUIÇÃO EQUITATIVA DA RENDA

Uma das características mais marcantes da economia brasileira é o elevado grau de concentração da renda, que se acentuou entre os anos 60 e 70. A economia cresceu, mas extratos de população com rendimentos mais elevados ficaram com a maior fatia desses rendimentos. Atualmente, o Brasil apresenta a maior concentração de renda do mundo.

4) CRESCIMENTO ECONÔMICO

O crescimento econômico implica a capacidade de estimular a atividade de produção. Nesse sentido as politicas econômicas podem permitir um aumento do produto nacional, sempre considerando o limite dos recursos que se tem a disposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (181.3 Kb)   docx (112.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com