Teoria Estruturalista da Administração
Por: carla_3010 • 27/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 698 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
Para se compreender a Teoria Estruturalista da Administração é necessário o conhecimento, mesmo que pouco, das Teorias Clássica e das Relações Humanas, visto que o estruturalismo surgiu para sintetizar tais teorias e mostrar a complexidade das organizações.
Esclarecendo, a Teoria Clássica/Tradicional visualizava o trabalhador como máquina e ocupante de uma hierarquia e prezava o cumprimento de tarefas e a organização, em contrapartida a Teoria das Relações Humanas tinha zelo pelo trabalhador e suas necessidades, dando lugar à liderança e extinguindo a hierarquia, buscando um bom clima no ambiente profissional, ambas porém eram incompletas e parcialistas.
Chegando ao ponto de estudo, o estruturalismo analisa cada elemento em relação à totalidade que pertence, preocupando-se com a relação entre cada parte e de que maneira se construirá o todo.
Segundo os estruturalistas vivemos em uma "sociedade de organizações", e nós participamos dela desempenhando diferentes papéis simultaneamente e aí começa a mudança, porque diferente de teorias anteriores, não estuda somente a interação dos grupos sociais e sim entre as organizações sociais. Tais organizações são divididas em 4 etapas por Etzioni:
I. Etapa da natureza: fase inicial, na qual a humanidade vivia de acordo com o que estava disponível no meio ambiente.
II. Etapa do trabalho: os elementos naturais passam a ser modificados pelo homem e então o trabalho condicionava o modo de vida.
III. Etapa do capital: é a fase em que o capital torna-se o centro de tudo, regendo a natureza e o trabalho.
IV. Etapa da organização: passa a direcionar a sociedade, ficam a ela submetidos o trabalho, o capital e a natureza, os quais são meios de se atingir certos objetivos.
A organização em si não é um meio, mas sim um elemento fundamental da nossa sociedade e totalmente necessária para integração entre os órgãos que compõem o corpo social, são unidades sociais que se controem e reconstroem para certas finalidades, sua principal caracteristica é justamente o conjunto de relações que se mantêm estáveis para buscar o propósito comum.
Existe um tipo especifico, chamado organização formal, na qual há uma hierarquia e um sistema de relações impessoal, resultando na formalidade entre as pessoas e na previsibilidade de comportamento. Dentro dessa categoria há ainda as complexas, que tem tal nome pela grandeza ou operações complicadas, impondo desafios à análise organizacional, já que seu funcionamento depende de inúmeros fatores. O homem que se adequa a esse universo deve possuir quatro caracteristicas essenciais: flexibilidade, tolerância às frustrações, capacidade de adiar recompensas e desejo de realização.
Um dos autores mais importantes da Teoria Estruturalista é Amitai Etzioni, que nasceu em 4 de janeiro de 1929 em Colônia, Alemanha. Obteve doutorado em sociologia pela Universidade de Califórnia em Berkeley, foi membro do Instituto de Estudo de Guerra e Paz e professor em Harvard Business School e nas Universidades de Columbia e George Washington (EUA). Etzioni baseia o conceito de organização nas redes de comunicação, na cultura em rede, mediante múltiplas estruturas independentes, com identidade própria, enlaçadas entre si em um projeto
...