Teoria da Adm
Por: Ciii • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.313 Palavras (10 Páginas) • 211 Visualizações
A ADMINISTRAÇÃO COMO UMA HABILIDADE HUMANA E ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Autores | R.A. |
Cíntia Fernanda Guedes | 6599289751 |
Eurípedes José Lopes | 6920399845 |
Juliane Prates Andreto | 6558291292 |
Paulo Rebono Fernandes | 7986735527 |
Rosana Fantato | 6578297719 |
Suzelle CristinaMoreira Silva | 6942015427 |
Universidade Aanhanguera
UNIDERP Centro de Educação á Distância[pic 2]
Atividades Práticas Supervisionadas – Teorias
da Administração
Autores:
Cíntia Guedes
Eurípedes José Lopes
Juliane Andreto
Paulo Rebono Fernandes
Rosana Fantato
Suzelle
A ADMINISTRAÇÃO COMO UMA HABILI-DADE HUMANA E ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGI-MENTO DAS TEORIAS DA ADMINIS-TRAÇÃO
RESUMO
A premissa deste trabalho é demonstrar a administração como habilidade humana e compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social abordando os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento dessas teorias, passando por uma breve explicação sobre as principais teorias da administração e concluindo com um breve relato sobre o futuro da administração e algumas definições que ajudam a compreender melhor nosso tema.
Palavras-Chave: Administração; administrador; teorias; empresa; ambiente; tecnologia; estratégia; habilidade; competência; competitividade.
1. ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA
Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.
As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.
Podemos classificar as habilidades em três tipos importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido:
- Habilidades técnicas: envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com “coisas”, como processos materiais ou objetos físicos e concretos.
- Habilidades humanas: estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos individuais ou coletivos. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação entre as pessoas.
- As habilidades conceituais: envolvem a visão da organização como um todo e a facilidade em trabalhar com ideias, conceitos, teorias, abstrações. Um administrador com habilidades conceituais está apto a compreender as várias funções da organização e complementá-las entre si, entendendo como a organização se relaciona com seu ambiente e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensamento, o raciocínio, o diagnóstico das situações e a formulação de alternativas de solução dos problemas.
2. ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
A teoria geral da administração moderna tem muitos conceitos criados pelos primeiros administradores, esses conceitos evoluíram continuamente ao longo dos anos influenciados pelas circunstancias de cada momento histórico. Apesar dos problemas enfrentados em um momento ser semelhante a problemas enfrentado em outros momentos, as soluções precisam ser diferentes já que o contexto esta em constante mudança.
O avanço da administração foi impulsionado pela expansão da Revolução Industrial no novo mundo, o que criou uma nova realidade para as organizações e exigiu métodos totalmente novos para Administração. Neste cenário surgiram as primeiras Teorias da Administração e veremos abaixo algumas das principais teorias e seus autores:
- Administração Científica (1903): Concebida por Taylor, essa teoria considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais com ênfase nas tarefas, e tem como principal enfoque a racionalização do trabalho no nível operacional.
- Teoria da Burocracia (1909): baseada nos trabalhos de Max Weber, essa teoria descreve o modelo burocrático de organização, tem foco na estrutura e suas principais características são formalidade, impessoalidade e profissionalismo.
- Teoria Clássica (1916): corrente iniciada por Fayol para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações, tem ênfase na estrutura e suas principais características são a organização formal, princípios gerais da administração e funções do Administrador.
- Teoria das Relações Humanas (1932): corrente iniciada com a experiência de Hawthorne, combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas, e tem como principais características a organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Deu inicio a integração das pessoas nos grupos sociais e a satisfação das necessidades individuais.
- Teoria Estruturalista (1947): baseada na sociologia organizacional, essa teoria procura consolidar e expandir os horizontes da administração ainda com ênfase na estrutura. A teoria estruturalista possui uma múltipla abordagem, a organização formal e informal e análise intraorganizacional e interorganizacional.
- Teoria do Comportamento Organizacional (1957): Teoria com base na psicologia organizacional que promove o redimensionamento e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas mantendo o foco nas pessoas. Entre suas características estão os estilos de administração, Teoria das decisões e integração dos objetivos organizacionais e individuais.
- Teoria do Desenvolvimento Organizacional (1962): Assim como a teoria do comportamento essa teoria redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas. Promove a mudança organizacional planejada e faz uma abordagem de sistema aberto.
3. ÊNFASES NA TECNOLOGIA E NO AMBIENTE
A Era da Informação chegou trazendo novos desafios para as organizações e, sobretudo, para a administração. Nunca como agora, a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação e renovação, a busca da flexibilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas ideias e conceitos são aspectos essenciais para o sucesso organizacional.
- Teoria Geral de Sistemas: O biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou por volta da década de 50 uma teoria interdisciplinar denominada Teoria Geral dos Sistemas. Segundo essa teoria, os sistemas não podem ser compreendidos plenamente apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. Ela se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Assim os diversos ramos do conhecimento - até então estranhos uns aos outros pela intensa especialização e isolamento consequente - passaram a tratar seus objetivos de estudos como sistemas.
- Teoria Matemática da Administração: é a parte das teorias da administração de empresas, utilizadas para fins de estudo. Faz parte da abordagem sistêmica da administração, juntamente com a teoria de sistemas. A teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. Criação de modelos matemáticos volta-se principalmente para a resolução de problemas de tomada de decisão. na Teoria Matemática, o modelo é usado geralmente como simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Em síntese os modelos servem para representar simplificações da realidade.
- Teoria da Tecnologia da Informação: É a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível. Muito embora a administração científica de Taylor e seus seguidores tenha se preocupado na época com a tecnologia, suas incursões nesse campo ficaram limitadas estritamente no nível da tarefa individual de cada operário e de maneira concreta e imediatista. A tecnologia da informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo.
- Aprendizagem Organizacional: É a forma de como as empresas constroem, suplementam e organizam o conhecimento, é a rotina em torno de suas atividades, melhorando a utilização de competências.
4. O FUTURO DA ADMINISTRAÇÃO
...