Teoria da Administração e Economia
Por: ezoar • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.872 Palavras (12 Páginas) • 170 Visualizações
logo anhanguera uniderp.jpg
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Teoria da Administração e Economia
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA-ATPS
Tutora EAD Presencial: Priscilla Faria
Renata Tavares D’Angelo de Carvalho RA 8978212884
Valdira de Souza Abade RA 8740173809
Samara Santos Rodrigues RA 7989720174
Luzineide Souza da Silva RA 9935201946
Juliana Soares da Silva RA 9653529155
Anderson Rodrigues de Sousa RA 9614504910
Rafael Rodrigues de Sousa RA 9653535516
José Gonçalves Toledo RA 8739113631
Sérgio Cocurutto RA 9514384578
2º SEMESTRE
São Paulo/SP
Setembro/2014
SUMÁRIO
1.0-Introdução ..................................................................................................03
2.0-Desenvolvimento.........................................................................................03
3.0-Quadro de análise.......................................................................................04
3.1- Análise das competências......................................................................05
3.2- Competências e habilidades deficitárias dos oponentes.......................06
4.0- Síntese da consultoria................................................................................07
5.0 –Definição do sucessor...............................................................................08
6.0-Novo organograma da empresa.................................................................09
7.0-Conclusão...................................................................................................10
8.0-Referências.................................................................................................11
1.0 Introdução
Este trabalho procura organizar e definir utilizando-se das Teorias da Administração de forma eficiente e eficaz, a sucessão familiar da Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 pelo Sr. João Barroso. Trabalhou de forma a evidenciar qual o melhor modelo de sucessão para esse caso, sendo que o fundador decidiu aposentar-se.
Em um primeiro momento, foi realizada uma análise do ambiente como um todo, clima organizacional e a estrutura já montada, pois Sr. João é um diretor exemplar, que exerce sua administração de forma organizada, planejada com liderança e autocontrole, mantendo um ambiente empresarial saudável, estabelecendo sempre um ótimo relacionamento com funcionários, clientes e fornecedores. O anúncio de sua aposentadoria ocasionou rumores e preocupações, tendo em vista que os atuais sucessores Sr. Paulo e Sr. Iran, seus filhos, mesmo trabalhando a tempo na organização não possuem das atribuições necessárias para exercer a função com o mesmo desempenho.
O Diretor Sr. João Barroso, por não ter estipulado o prazo ou data de seu afastamento, decidiu contratar uma empresa de consultoria, que após estudo e análise, definirá a melhor maneira a ser realizada a sucessão, e quem deverá assumir o tão importante cargo de Diretor na Indústria de Bebidas Pira.
2.0 DESENVOLVIMENTO
Baseando-se nos conceitos da administração de Chiavenato (2007), analisamos os níveis de conhecimento, habilidades, julgamento e atitude de cada gestor, em reunião com os candidatos a sucessão Sr. Iran e Sr. Paulo, filhos do atual Diretor Sr. João.
Nesta reunião foi feito o enfoque das necessidades de Know How, aprender a aprender, aplicar, transmitir e compartilhar conhecimento, dentro de uma visão sistêmica, trabalhando em equipe, com liderança, motivação e comunicação, analisando o contexto organizacional, atingindo o ponto de equilíbrio e definindo as prioridades, sempre com uma visão empreendedora, inovadora, assumindo riscos, mantendo foco em resultados, para se alcançar a auto realização.
Pode-se observar que o Sr. João, comanda a empresa com grande desempenho, por ser um empreendedor de visão, que possui um ótimo relacionamento com funcionários, clientes e fornecedores. Porém como sempre foi muito centralizador, manteve o poder das decisões limitando seus filhos aos cargos de supervisores, para que Paulo e Iran seguissem seu modelo de gestão, mais sem permitir que eles tomassem nenhuma atitude e decisão sem seu consentimento, o que restringiu a autonomia de ambos.
Iran, o irmão mais velho, por sua vez, preferiu cuidar do setor industrial e comercial, assim podia passar mais tempo fora da empresa e estabelecer um contato direto com clientes e fornecedores, para não ter que assumir muitas responsabilidades sobre a gestão da empresa. Como nunca pode concretizar suas opiniões acabou se acomodando e tendo dificuldades em se adaptar a mudanças e inovações, sua teoria é “se está dando certo não necessita de mudanças e inovações”.
Já Paulo, sempre soube qual o seu objetivo profissional e desde cedo começou a trabalhar ao lado do pai com afinco, supervisionando
...