TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Gestão Estratégica de Projetos

Por:   •  14/11/2020  •  Resenha  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Resenha Crítica de Caso

Wellington Ferreira Caetano

Trabalho da disciplina Gestão Estratégica de Projetos

Tutor: Profª. Marilia de Sant Anna Faria

Belo Horizonte - MG

2020

O NOVO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DE NOVA IORQUE

Referências: HESKETT, James L. O Novo Departamento de Polícia de Nova Iorque. Boston: Harvard Business School Publishing 1999.

Texto: A introdução do autor, James L. Heskett, menciona que apesar do Comissário William Bratton ter alcançado resultados melhores que o estabelecido no início de 1994 para o Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYDP), muitos ainda questionavam como esses resultados poderiam ser sustentados, principalmente diante da redução de suporte financeiro e restrições sobre como o Departamento poderia empregar seus recursos e recompensas.

O NYDP foi fundado em 1845 e em diversos momentos durante sua história foi considerado modelo de policiamento de grandes cidades, mas no final dos anos 80 devido algumas decisões tomadas erroneamente ou por conveniência, as iniciativas de policiamento comunitário criaram uma tensão entre estratégias de distribuição de pessoal desenhadas para oferecer visibilidade máxima aos policiais e aquelas feitas para cuidar de áreas de maior criminalidade.

Após eleição do prefeito Rudolph Giuliani em novembro de 1993, ele decidiu nomear Bratton para o cargo de Comissário de Polícia de Boston, por conhece de perto os problemas enfrentados na segurança de Nova Iorque, por sua trajetória e experiência no Departamento de Polícia de Boston e no Departamento de Polícia de Trânsito de Nova Iorque entre 1990 e 1992, onde ele conheceu Jack Maple, um tenente da força de trânsito que chamou atenção do Comissário com um plano para reduzir  criminalidade. Os dois se deram muito bem e Maple acabou sendo considerado o arquiteto do plano de transformação do Departamento de Polícia de trânsito, fundamentado em dois pilares: impedir crimes cometidos no sistema atacando infrações à “qualidade de vida” e equipar a polícia com armas, carros e uniformes que melhorariam a sua imagem para eles mesmos assim frente ao público.

Bratton assumiu o cargo com o desafio de resolver os problemas administrativos da polícia de Nova Iorque, uma força policial desmotivada e ainda a pressão da população que elegeu Guiliani com promessa de terem mais segurança. Ele então começou substituindo membros do alto escalão, iniciando com 76 comandantes distritais e ao final do processo somente ¼ destes permaneceram nos cargos, reduzindo a faixa etária para pouco mais de 40 anos. Bratton pressionou para aquisição de novo armamento, coletes e uniformes, entre policiais se espalhou a que ele seria um comissário que os apoiariam, mas em casos extremos não hesitaria em uma punição.

Foram iniciados projetos para aumentarem a “qualidade de vida”, desde prisões a pedintes, bêbados e limpadores de para-brisas e ampliação da aplicação de leis existente, resultando em uma maior quantidade de revistas pessoais e interrogatórios que levaram a apreensão de centenas armas nos primeiros seis meses da iniciativa.

Para ajudar Bratton resolveu contratar o consultor John Linder, que assistira anteriormente em Boston. Ele decidiu realizar o um diagnóstico cultural, coletando dados, mudar percepções e fornecer a base para ações através de um questionário detalhado, com base nos resultados Bratton decidiu organizar 300 membros do Departamento em 12 equipes, as quais produziram 600 recomendações para melhorar o NYPD,  dessas 80% foram implementadas, mudanças que iam do obvio ao complexo. Durante o processo de reengenharia organizacional, o nível de supervisão foi eliminado e as equipes especializadas em drogas substituídas por Equipes de Narcóticos e Armas de Fogo. Por fim muitas das ideias foram consolidadas em 7 estratégias : (1) Tirando as armas das ruas de Nova Iorque, (2) Reprimindo a violência juvenil nas escolas e Ruas, (3) Colocando os traficantes para fora de Nova Iorque, (4) Quebrando o ciclo de violência doméstica, (5) Recuperando os espaço públicos de Nova Iorque, (6) Reduzindo crimes relacionados com automóveis em Nova Iorque e (7) Arrancar a corrupção pela raiz.

A ênfase no resultado alcançado em comparação com o esforço se tornou umas das iniciativas mais importantes, reforçada pela informatização estatística e gráfica, resultando reuniões

denominadas “CompStat” (estatística computadorizada), as quais definiam as medidas de desempenho. Uma filosofia se tornou importante no NYPD: (1) informações precisas e dentro do prazo, (2) alocação rápida e focada em recursos, (3) táticas efetivas e (4) acompanhamento e avaliações incansáveis. Maple chamava da um dos comandantes a frente para questionamento, provocação, elogios e às vezes para extração de informações, para responder esses questionamentos os comandantes começaram a levar representantes de outros departamentos, desta forma, a reuniões encorajavam a coordenação entre eles. Com o sucesso do Departamento as CompStat se tornaram mundialmente conhecidas no mundo policial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com