Treinamento e Desenvolvimento Organizacional
Por: marics • 21/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
- INTRODUÇÃO
1.1 Conceito de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional
Um assunto muito fomentado nas organizações atuais seria a qualificação da equipe, do grupo, dos funcionários em si. A organização necessita de funcionários qualificados, com boa integração para o bom desenvolvimento próprio.
Poderia ser considerado o aperfeiçoamento do desempenho de algo ou a busca elevada de certo nível de qualificação, sendo assim tais feitos podem ser conquistados com o treinamento.Tendo o desenvolvimento organizacional como pano de fundo, o veremos como um facilitador para mudanças em meio a muitas teorias a serem distribuídas pelos autores dentro e fora da administração, não se esquecendo do ambiente interno e externo apresentando mudanças em grande velocidade.
- Objetivo
Podemos interpretar que “O treinamento começa como uma resposta à necessidade ou uma oportunidade em um ambiente de trabalho” (BOOG, p.78, 2011), diante disso o principal objetivo do treinar é o aperfeiçoamento das habilidades e também a operação dos funcionários na execução das tarefas de modo eficaz e eficiente, entretanto o objetivo do treinamento não é com que os treinados realizem ações no automático, mas pensem sobre o que fazem e apliquem seus conhecimentos obtidos no treinamento em cima de situações reais, criando um senso de identificação das pessoas com a organização, desenvolvendo o espírito em equipe e aprimorando a percepção sob o ambiente externo e interno.
- CAPACITAÇÃO DOS MEMBROS
A capacitação de membros ou profissionais nos dias atuais são muito utilizadas. A palavra capacitação significa capacitar, preparar em outras palavras "ensinar" profissionais para o mercado de trabalho. Com as mudanças que ocorrem no decorrer do tempo e com um mercado cada vez mais exigente falta profissionais bons e preparados para atuar. Quando uma organização oferece esse tipo de treinamento para seus funcionários conseguem futuramente reduzir custos, um ambiente de trabalho agradável, diminuição da rotatividade, produtividade e ser mais competitivo.
2.1. Desenvolvimento do profissional e da organização
Entende-se como desenvolvimento profissional quando se há uma completa capacidade em compreender e executar suas tarefas procurando obter maior eficácia com o serviço prestado.
Para Chiavenato (2002, p. 496) o aperfeiçoamento profissional é a educação que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar o homem para seu crescimento profissional em determinada carreira na empresa ou para que se torne mais eficiente e produtivo no seu cargo.
Já o Desenvolvimento Organizacional teve seu início na percepção das inúmeras mudanças que ocorrem dentro da empresa. Seu foco principal está em mudar as pessoas e a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho, lembrando-se sempre da sua ênfase na cultura organizacional.
- FERRAMENTAS DE TREINAMENTO
As ferramentas de treinamento são os processos utilizados para a capacitação dos membros, elas são aplicadas para o desenvolvimento do profissional o treinamento, não são apenas para os novos funcionários, mas sim para toda equipe. Servindo para apresentar a cultura organizacional, metodologias, processos técnicos e práticas que serão utilizadas pelo colaborador. Existem algumas avaliações que ajudam os gestores a gerenciar melhor as necessidades de sua equipe. Após essas avaliações podem se tomar decisões para qual treinamento desenvolver, em alguns casos podem ser aplicadas dinâmicas em grupo, trabalhando o entrosamento dos funcionários e disseminar a cultura de uma empresa executando seus valores na prática.
3.1 Palestras
Uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia as palestras substituíram os treinamentos individuais, e cursos dedicados apenas para um colaborador, geralmente os líderes e gerentes. Hoje são oferecidas palestras de todos os tipos, treinamentos, motivacionais de integração, para todo assunto que se busca há uma pessoa capacitada para palestrar a determinados grupos. Esse tipo de treinamento trouxe inúmeros benefícios às organizações como maior número de pessoas treinadas, menor custo e qualidade.
3.2. Dinâmicas
As dinâmicas funcionam como um mecanicismo de auxílio para pessoas, educadores, assessores, coordenadores, liderança, etc. Elas ajudam a vencer obstáculos, complicações das práticas de grupo em desenvolvimentos e treinamentos.
3.3.Jogos
Os jogos são muito importantes para o desenvolvimento e treinamento pessoal, organizacional e profissional. Com o objetivo de determinar um modo eficaz de desenvolvimento em relação às potencialidades, atitudes e habilidades. Mas se não forem aplicados corretamente isso pode ocasionar um investimento sem retorno algum.
...