A ARQUITETA BRASILEIRA
Por: Marcela Prado • 22/8/2016 • Monografia • 636 Palavras (3 Páginas) • 620 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO – UNIRP
ARQUITETURA E URBANISMO
MARCELA PRADO
Assunto: Arte e Arquitetura na União Soviética Ficha: 03
FICHAMENTO: Resumo – Biblioteca
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FRAMPTON, kenneth, A história crítica da Arquitetura Moderna, Berthold Lubetkin, 1918 cap. 19, p. 201-213. Editora Martins, 1997.
BIOGRAFIA DO AUTOR
Kenneth Frampton
Nasceu em 1930 e estudou arquitetura na escola da Associação dos Arquitetos de Londres, além de arquiteto, trabalhou como historiador e crítico da arquitetura, e hoje ocupa a Cátedra Ware na Faculdade de Arquitetura e Planejamento da Universidade de Colúmbia, em Nova York. Lecionou em diversas instituições de grande destaque no ramo da arquitetura e urbanismo. Escreveu vários ensaios sobre a arquitetura moderna a contemporânea.
RESUMO
O conceito clássico da arquitetura teve algumas mudanças na década de 1920, a profissão do arquiteto era foi perdendo a confiança, somente os arquitetos honestos que se consagraram como engenheiros e com isso eles abandonaram a profissão e passou a ser técnicos de construção, administradores ou planejadores.
Com o movimento cultural russo teve início a liberação dos servos em 1891, que manifestou com a retomada das artes e ofícios, o movimento surgiu pela primeira vez ado ano de 1870, nos arredores da cidade de moscou, foi criado um retiro para os pintores populistas que era chamada de Os Viagantes, o movimento teve início forma aplicada na colônia que foi fundada em Smolenk em 1890 pela princesa Tecnisheva, ela queria ressuscitar os edifícios eslavo tradicionais.
A arquitetura russa permaneceu totalmente dividida (em moscou), para a arquitetura pós-revolucionária que teve a transformação no movimento eslavofilo, que a força cultural com a origem dos povos, em uma grande parte das teorias culturais.
Na véspera da primeira guerra mundial, a vanguarda uma forma de arte sintética não utilitária que prometia transformar a vida de todos no futurismo, o pós-Nardnik, forjou no futurista um conceito cultural, nas exigências culturais na produção comunitária.
No ano de 1920 foi fundado na cidade de moscou o Inkhuk (Instituto de Cultura Artistica) e o Vilhtemas (Estudos Artiscos e Técnicos superiores), com esses institutos que era para a formação de arquitetos e desing.
Com a logística da retórica, idealistas com gabo e Kandinsky sentiram-se forçados e deixar a União Soviética, foi fundada a escola suprematista, Unovis (Escola da Nova Arte), a instituição teve influência sobre a evolução de Lisstzky, ele deixou o grafismo expressionista e iniciou a carreira de designer.
O ponto de vista arquitetônico o grande problema era a construção das moradias que não tinha sido construído desde a primeira guerra mundial, começou a formação de um novo grupo de associação de arquitetos contemporânea (OSA), o grupo iniciou com a liderança de Ginzburg.
...