A Arte e o Tempo
Por: zzarcz • 28/11/2018 • Relatório de pesquisa • 528 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
[pic 1]
Curso: Arquitetura e Urbanismo - 1º Período
Disciplina: História da Arte
Professor: Marcos Antonio dos Santos
Záira Adriane Mendes da SIlva
Relatório
Tema: “A relação entre a arquitetura no pensar e fazer no século XXI e a expressão da arte atraves do tempo.”
Palmas, Tocantins
2018
Arquitetura e o tempo
A arte teve início desde os primeiros homens, ela era produzida não como sendo algo para ser apreciada por sua beleza, mas com o intuito de ser usada como uma ferramenta. Tinha principalmente como função de uso em rituais e em cultos religiosos. Não apenas como isso mas também foi uma forma de escrita, onde em uma imagem poderia conter toda a história de algo. A arte influencia outras artes desde os primórdios e continua assim até hoje, a egípcia por exemplo influenciou a arte grega, assim como essa influenciou toda uma outra nação e essa nação outra. Mas cada uma tinha uma maneira de produzir arte, cada um com suas regras e que por um tempo deveriam ser seguidas restritamente. Alguns levavam em conta as coisas que achavam mais importantes, outros a levaram para um lado mais realista.
A arquitetura, também sendo uma arte, esteve presente nesses períodos, mas se destacando mais em alguns. Os egípcios construiram pirâmides, que eram usadas como tendo uma função religiosa. O território grego era repleto de obras arquitetônicas, como o Partenon uma das mais importantes dessa época. Os romanos tiveram muita influência na arquitetura, uma de suas criações foram os arcos, que pode ser observada até hoje em alguns países como a França, Itália, Norte da África e Ásia. A religião, como em toda a história até atualmente, também teve sua parte na história da arte e da arquitetura. Existiu um tempo em que as igrejas eram proibidas de possuírem imagens ou esculturas, mas isso mudou depois de um tempo, por necessidade de manter uma comunicação com os cristãos, pois eles não sabiam ler e escrever. Assim possibilitou com que a arte evoluísse por meio de temas religiosos, o que foi muito importante na época, pois era onde tudo estava centrado.
O renascimento fez com que a religião fosse deixada de ser levada tanto em conta em relação a esse aspecto e focou mais na valorização do homem, em formular hipóteses e teorias, ai se deu inicio a idade moderna. As guerras e revoluções iniciaram a idade conteporânea, junto com a globalização e o iluminismo, que ajudou a sair mais do foco da religião e acreditar mais na razão do homem. Também trouxe de volta alguns aspectos dos movimentos passados, como o dos gregos, romanos e renascentistas, assim como trouxe novas formas de produção artistícas. Um dos movimentos mais importantes da arte contemporânea, foi o impressionismo que focou na observação da luz sob os objetivos.
Atualmente, no século XXI, não é seguido nenhum movimento específico, tudo influencia na arquitetura. Aliás, tudo ao nosso redor é moldado a maneira que vivemos. Mas não significa que não exista movimentos que marcam mais nossa atualidade, como: o Modernismo, o Bauhaus, Desconstrutivismo e a Sustentabilidade. Cada um possui suas próprias características, mas a arquitetura moderna descende muito do iluminismo do século XVIII. É uma arquitetura em que o lado visual é uma dos pontos mais importantes.
...