A Defesa Nacional
Por: pauloofilipee • 8/12/2023 • Monografia • 398 Palavras (2 Páginas) • 60 Visualizações
LISTA 1 ECONOMIA INTERNACIONAL 2023.2
Professor: Luiz Fernando Cerqueira
AS LISTAS SÃO INDIVIDUAIS E OBRIGATÓRIAS, NÃO ENTREGAR UMA DELAS SIGNIFICA REPROVAÇÃO AUTOMÁTICA. A NOTA SERÁ UMA MÉDIA SIMPLES ENTRE AS LISTAS.
1) No mundo atual do século XXI são raras as moedas que possuem lastro. A maior parte são moedas estatais, e que por causa disto são ditas fiduciárias e têm curso forçoso.
b) Descreva o que seja uma moeda lastreada.
c) O que é ou foi o padrão ouro? Os EUA até o início dos anos setenta tinham uma moeda com lastro em ouro. Descreva como esse padrão acabou e qual sistema cambial ficou em seu lugar (lembre-se de defini-lo precisamente)?
d) Alguns países como a Argentina e Hong Kong adotaram o padrão dólar, que ficou conhecido como “currency board”. Descreva como funciona esse sistema e de que forma acabou o argentino, isto é, como o sistema foi conduzido ao seu fim. Não deixa de comentar o papel desempenhado pela balança comercial e a balança de conta corrente, ou seja, como é a capacidade de destruição dos estrangulamentos externos
e) Defina o que é um ataque especulativo sobre as reservas internacionais. Explique o que é um efeito manada e que são sunspots.
f) Em geral moedas lastreadas estiveram associadas a um regime de câmbio fixo. Porque e quais foram os objetivos?
g) Explique detalhadamente o que é o “ajuste monetário do balanço de pagamentos”. E como o padrão ouro e a moeda lastreada se relacionam com esse ajuste.
h) Em economias pequenas com regime de câmbio fixo a manutenção das competitividades das exportações, muitas vezes, é obtida através de desvalorizações sistemáticas da taxa de câmbio nominal. Qual é o objetivo cambial e qual é a regra que é perseguida? Esta política no Brasil foi denominada de mini desvalorizações cambiais.
i) Um regime de câmbio fixo muitas vezes tem como objetivo a estabilização inflacionária (caso do Plano Real) com o intuito de se criar uma âncora cambial. a) Justifique. b) No Brasil, entretanto, uma âncora nominal, explicitada pelas elevadas taxas de juros, também foi necessária. c) Explique e justifique
No entanto, um câmbio fixo para ser eficiente, no controle inflacionário, e duradouro, ele requer que na data da sua implantação, ou ao longo da sua existência, a taxa de câmbio esteja suficientemente desvalorizada ou seja “permanente” desvalorizada (caso dos países asiáticos, que como é dito fazem o dever de casa, porque?). PORQUE?
...