A Iluminação Natural
Por: Anderson Chaves • 31/7/2016 • Resenha • 456 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
1.1 Iluminação Natural
Chamasse de iluminação natural a luz que é proveniente do sol, pode ser dividida em luz direta (aquela que vem diretamente do sol) e indireta (que é retransmitida pelas nuvens, edifícios e outros objetos).
Utilizar a luz natural em um projeto arquitetônico traz muitas vantagens como por exemplo a redução do consumo de energia pois de forma bem aproveitada pode-se iluminar de 80 a 90 % do ambiente durante o dia, podendo ocorrer o mesmo na parte da noite porem com menores índices. Deve-se tomar cuidado com o uso excessivo de luz natural em certas regiões pois dependendo da incidência solar o ambiente vai superaquecer, tendo de ser feito uso de métodos de controle artificial da temperatura.
1.2 Variáveis que interferem na distribuição solar
1.2.1 Disponibilidade da luz (variável conforme condições atmosféricas)
Dependendo das condições atmosféricas a quantidade de luz que consegue penetrar as nuvens é menor, em consequência disso a iluminação nesse período será menor
1.2.2 Obstruções Externas
Deve-se levar em conta também as obstruções externas, pois dependendo do seu tamanho e posicionamento vão vir a interferir na entrada dos raios solares. Exemplo de obstruções: Arvore, casas, prédios, monumentos, dentre outros.
1.2.3 Aberturas
Algo que deve ser bem analisado para que se tenha o conforto esperado na edificação são as janelas, pois serão elas que permitirão a entrada direta de luz no ambiente, atualmente existem inúmeros tipos de tamanhos e formatos diversos, cabendo ao arquiteto saber qual utilizar. Os vidros sendo componente essencial das janelas também ganharam diversas modificações, vão desde o mais simples ao mais moderno, no mercado hoje estão disponíveis vidros que alteram sua cor conforme a intensidade da luz, que geram energia elétrica.
1.2.4 Cores
Outro fator importante são as cores, que interferem diretamente na absorção de calor do ambiente, quanto mais clara a cor mais luz ela reflete então sua absorção de calor é menor, quanto mais escura mais ela retém luz, sendo assim o material vai esquentar mais.
1.3 Iluminação Zenital
É uma estratégia de iluminação natural que utiliza aberturas colocadas no plano da cobertura para captação de luz solar, algumas das técnicas usadas para proporcionar esse tipo de iluminação são: Domos, sheds, lanternins, claraboias e átrios.
1.3.1 Domos são aberturas feitas na parte superior da casa para proporcionar maior iluminação no ambiente, ajudam na economia de energia, podem ser feitos de policarbonato, acrílico e vidro.
1.3.2 Sheds caracterizados por telhados em formato de tente de serra, são utilizados mais em fábricas e galpões.
1.3.3 Lanternins são aberturas sobrepostas as cumeeiras que proporcionam além da ventilação a entrada de luz natural.
1.3.4 Claraboias e átrios são praticamente a mesma coisa, ambos são colocados no telhado em posição horizontal, permitem a entrada de luz natural, mas deve-se tomar cuidado quanto a sua utilização pois em casa podem
...