A Iluminação Natural
Por: Lívia Aguiar • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 813 Palavras (4 Páginas) • 312 Visualizações
INTRODUÇÃO
Um aspécto muito importante que deve ser levado em considração na hora de se fazer um projeto é a iluminação natural.
Em um bom projeto, deve arquitetonico, o projetista deve sim levar em conta a luz artificial, porem, ele não deve fazer do mesmo sua principal fonte de enrgia. Ele deve priorizar a luz natural, pois ela sai bem em conta e ela surge a partir da expressividade final da arquitetura que vem da forma do edificio, de suas cores, orientação, distribuição espacial , entre outros que acompanham o projeto desde o início.
A luz natural esta presente na maior parte do dia, e com a ajuda do arquiteto, ela pode ser bem explorada para a boa iluminação do local.
um fator muito importante a ser considerado é que para cada ambiente , a luz natutal deve ser trabalhada de diferentes formas, pois ela reaje de formas diferentes em cada ambiente, para seu bom funcionamento, ela tambem deve se integrar as necessidades termicas e acústicas, pois ela penetra nos ambientes internos pelas aberturas, sendo assim, podem transmitir som e calor para o interior.
A luz natural é muito usada em salas comerciais e escritórios por diminuirem as tensões que esses ambientes naturalmente tranmitem, através do contato com os exterior das mesmas.
todos esse fatores leva este capitulo a resumir os princicais principais conceitos que envolveram a ciencia da iluminação natural, tentando ser um guia que simplifica tal assusto para os arquitetos.
FONTES DE LUZ NATURAL
As fontes de luz natural são, o sol, o céu e as superfícies edificadas ou não. Eles fornecem respectivamente luz direta, luz difusa e luz refletida ou indireta.
Belo Horizonte, Florianópolis e Natal, são os tres municipios brasileiros que tem disponível, os dados de iluminação natural. Mesmo assim, é preciso que se conheça tres tipos básicos de céu, eles traduzem todas as possíveis variações da luz diurna para que se possa avaliar a iluminação natural de umm ambiente. Esses tres modelos são o céu claro, o céu parcialmente encoberto e o céu encoberto.
O céu encoberto ou nublado por representar pouca ausencia de luz, pode ser utilizado na maioria dos casos para se fazer o calculo de iluminação natural.
A aplicação mais prática do céu encoberto é o que chamamos de FLD , este conceito deu origem a CIN. Com o calculo da CIN , da para estimar a iluminação natural do interior de um ambiente a partir de um determinado ponto.
AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO NATURAL
O CIN foi desenvolveido para facilitar o processo de previsão de luz em um ambiente interior. Ele é razão entre a iluminação entre o interior e o exterior, e é medida por porcentagem. o CIN é encontrado através da divisão do valor medido em ''A'' pelo medido em ''B'' quando se mede dois valores.
CÉU ARTIFICIAL
Céu artificial é o que produz luz para as maquetes, existem dois tipos, o retangular, ou ''caixa de espelhos'' e o hemisférico.
CÉU ARTIFICIAL DO TIPO CAIXA DE ESPELHOS
É o mais simples e economico. Ele é constituído por uma caixa com espelhos na lateral e uma iluminação difusa vindo de cima. Este simula o céu encoberto (nublado) , por causa das multiplas reflexoes, ele simula um céu encoberto com o horizonte infinito.
CÉU ARTIFICIAL DO TIPO HEMISFÉRICO
Este é mais complexo e flexível, ele é encontrado em dois tipos, o que utiliza o domo opaco e o que utiliza iluminação através de uma série de lampadas.
...