A Valoração paisagística aplicada ao planejamento ambiental urbano
Por: larigolnik • 17/6/2018 • Trabalho acadêmico • 747 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
Resenha de Artigo
UDC – Centro Universitário Dinâmica das Cataratas Disciplina: PAISAGISMO 2 – 2018/I
Professora: Elisiana Alves Kleinschmitt Data: 06/02/2018
Aluno: Larissa golnik Turma: 7 b
Artigo: A valoração paisagística aplicada ao planejamento ambiental urbano.
Autor: Carmem Terezinha Leal e Daniela Biondi Batista.
Referência: LEAL, Carmem Terezinha e BATISTA, Daniela Biondi. A valoração paisagística aplicada ao planejamento ambiental urbano: estudo de caso do município de Matinhos-PR. Anais XI SBSR, Belo Horizonte, Brasil. INPE, p. 1847 – 1854, 2003.
Introdução
Para uma melhor qualidade de vida da população e para promover vários fatores de qualidade e eficiência, deverá ser adquirido o planejamento urbano. O grau de qualidade do meio reflete-se da paisagem natural ou construída. Torna-se necessário a avaliação da qualidade ambiental de determinados territórios, para que possam ser estabelecidos critérios de uso e ocupação do solo, ou até mesmo para avaliar o grau de intervenção feito pela ação do homem. O presente trabalho sugere uma metodologia de análise utilizando sistema de informações geográficas para subsidiar o planejamento ambiental urbano em regiões costeiras.
Resumo
Foram elaborados os estudos temáticos com cartografia urbana digital e Mapa de Vegetação. Na construção do ambiente foram utilizados microcomputadores e programas computacionais, também foram elaboradas 40 cartas digitais organizadas em 10 projetos, um para cada componente avaliado. A análise realizada no município de Matinhos foi construída com base na valoração dos componentes da paisagem, levando em conta a análise particularizada de cada componente, julgando os pontos positivos e negativos de cada um deles. Com base na estimativa, foi definida a valoração paisagística sendo considerada a ocorrência positiva e negativa, sendo a positiva aquelas que contribuem para a qualidade do meio e a negativa para aquela que deteriora a qualidade do meio. Para a realização do Mapa de Valoração Paisagística foram aplicados cálculos aritmeticos nos modelos, soma algébrica com cruzamento de 10 mapas temáticos, permitindo assim a avaliação de qualidade dos compartimentos espaciais, seu grau de degradação ou potencial paisagístico, no contexto urbano de quadra, lote e vias públicas.
No Município de Matinhos foram obtidos baixos valores em alguns espaços provenientes de ocupações irregulares, inexistência de infraestrutura urbana e degradação do meio ambiente. Os altos valores indicam ambientes com maior grau de naturalidade do meio, diversidade ecológica ou presença de infraestrutura urbana. Foram determinadas várias diretrizes para o planejamento e gestão do território de Matinhos, como ampliação do sistema de coleta de tratamento de esgoto sanitário, criação de Parque Linear ao longo das áreas de preservação permanente, implantação do Plano de pavimentação de vias e passeios, entre outros.
...