A Vida de Burle Marx
Por: Elidani Perez • 5/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.051 Palavras (9 Páginas) • 831 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um pouco mais a carreira do paisagista brasileiro Roberto Burle Marx.
No primeiro capítulo será abordado “A Vida de Burle Marx”, vamos descrever assuntos como: família, infância, juventude e a maneira como o paisagista começou a se interessar pelas plantas e artes o deu início a sua futura profissão. Logo em seguida, na segunda parte do trabalho, falaremos sobre os arquitetos que trabalharam com Burle Marx e suas respectivas obras que foram feitas com o paisagista. Sendo eles, os arquitetos: Haruyoshi Ono e Oscar Niemeyer.
E em continuidade apresentaremos, um trabalho de paisagismo com detalhamento na Escola Senac de Sorocaba, feito através de um concurso para estudantes do Curso Superior de Arquitetura e Urbanismo, para a escolha do jardim ideal para o projeto vigente do local em questão.
Tanto que ele mesmo se definia como um "artista de jardins". E assim, começou a sua carreira profissional, cheia de riscos e sucesso.
- OBJETIVO GERAL
Analisar o legado do paisagista Roberto Burle Marx em relação a trabalhos institucionais e privados que levam seu nome atualmente.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
Compreender a forma como Roberto Burle Marx influenciou a vida de profissionais que estavam ao seu lado em sua carreira, e hoje permanecem com seus trabalhos voltados para projetos que se iniciaram a partir de Burle Marx, e seguem atualmente deste mesmo ponto de partida a seus novos projetos.
Elaborar um projeto com base no levantamento de pesquisa das obras paisagística do artista Roberto Burle Marx, através de um concurso promovido pela Escola Senac da cidade de Sorocaba, São Paulo, para a ampliação e reforma das edificações do local
- QUESTIONÁRIO SOBRE O TEMA APRESENTADO
Quais influencias levaram Burle Marx a ser o artista paisagista que foi?
R. Burle Marx teve influencias a partir de sua mudança ao exterior, onde ele passou um ano na Alemanha e fez visitações em exposições de vanguardas artísticas de obras muito influentes na época. Além do Jardim Botânico que foi muito importante para acrescentar em seu conhecimento de plantas.
Qual foi um dos fatores que diferenciava as obras de Roberto Burle Marx como paisagista de outros paisagistas?
R. O que diferenciava Burle Marx de outros paisagistas era a busca pela conhecimento de novas espécies de plantas. No brasil ele dirigiu uma expedição a vários locais do país em buscas de variedade de plantas. Ele ousava em seus jardins que eram projetos para vários tipos de obras, como: residências, edifícios públicos e privados, e também praças.
Por que Roberto Burle Marx era reconhecido tanto no Brasil, como internacionalmente?
R. Roberto era reconhecido em seu país e também no exterior primeiramente por suas qualidades com artista, e também, pelo fato de que ele valorizava a flora nativa brasileira o que trazia em suas obras no Brasil uma beleza conhecida pelos apreciadores de sua obra através desta mesma flora, e internacionalmente pelo estilo artístico de seus projetos com referência de artistas de outros países, com estilos como: expressionismo e cubismo.
De que maneira Burle Marx influência profissionais atualmente?
R. As influências atuais de Roberto Burle Marx podem ser vistas por arquitetos e paisagistas contemporâneos por meio de suas próprias obras que são diversas, e hoje são uma forma de reconhecimento ao artista. Burle Marx, mesmo após o seu falecimento, deixou um Escritório para profissionais que até hoje seguem com seu legado. Além disso, existem festivais em suas praças e instituições que levam seu nome.
- A Vida de Roberto Burle Marx
De nacionalidade brasileira, Roberto Burle Marx, nasceu no dia 4 de agosto do ano de 1909, em São Paulo. Era arquiteto-paisagista, e também artista plástico, sendo reconhecido por suas obras internacionalmente.
Figura 1[1]: Imagem do Artista plástico e Arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx
[pic 1]
Segundo (Faria, M. 2015), o amor de Roberto pelas plantas começou através do cultivo de rosas, begônias, antúrios, e vários outros tipos de espécies de flores e vegetação. A partir deste interesse, o futuro paisagista, aprendeu quando pequeno ainda, o processo para as plantações, desde a preparação do solo, até o cuidado com as plantas já adultas.
Por conta de alguns problemas financeiros, Burle Marx teve que se mudar para o Rio de Janeiro com sua família, o que não o fez desistir de seus sonhos. Burle Marx, permanecia cultivando suas plantas, e agora com estilo próprio. Outra circunstância que sobreveio a sua vida foi quando Burle Marx foi diagnosticado com problemas de visão, sua a família fez mais uma mudança, desta vez para fora do país.
Na Alemanha, onde passou cerca de um ano, Burle Marx, foi na busca de um tratamento para seus olhos. Nesta etapa de sua vida, ele teve a certeza de quem queria ser profissionalmente. Ele conheceu o Jardim Botânico, e diversas exposições de vanguardas artísticas de obras de pintores extremamente respeitados e influentes de época.
Através do conhecimento de algumas pinturas, Burle Marx, também foi levado ao gosto das artes, e assim começou a estudar pintura. Suas primeiras pinturas, feitas na década de 20, trazem o estilo expressionista com cores fortes, retratos, paisagens, figuras de mulheres.
Não deixando de lado seu instinto para o paisagismo, Roberto, aproveitou sua intimidade com a arte para facilitar está outra função. Ele desenhava seus projetos com cores, e do papel transferia suas ideias para suas praças e parques projetados.
- Profissionais em parceria de Roberto Burle Marx
Haruyoshi Ono
Haruyoshi Ono, nasceu no bairro Rio Comprido, no Rio de Janeiro, no ano de 1943. Iniciou seus estudos no Colégio Cruzeiro, e seguiu com graduação no ramo de Arquitetura. Pode ser basicamente considerado um herdeiro no que se diz respeito a vida artística de Roberto Burle Marx, pois ele iniciou sua carreira como estagiário em seu escritório, seu desenvolvimento foi tão rápido que de estagiário ele passou a ser aprendiz, e após concluir seus estudos se graduando como Arquiteto se tornou um dos maiores parceiros de Roberto.
...