A historia da narrativa
Por: larissah2 • 28/5/2016 • Relatório de pesquisa • 930 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
A História da Narrativa
O ato de contar histórias está enraizado no comportamento social dos grupos humanos -antigos e modernos. [...] são usadas para ensinar o comportamento dentro da comunidade, discutir morais e valores, ou para satisfazer curiosidades. [...].
[...] Contar histórias preservava o conhecimento passando-o de uma geração para outra. [...].
Os primeiros contadores de historia, provavelmente, usaram imagens grosseiras, apoiadas por gestos e sons vocais que, mais tarde, evoluíram até se transformar na linguagem.
O que é uma História?
História é a narração de uma sequência de eventos deliberadamente arranjados para serem contados.
Todas as histórias tem uma estrutura. [...]. o estilo e a maneira de se contar pode ser influenciado pelo meio, mas a história em si não muda.
A estrutura de uma história pode ser diagramada com muitas variações [...]. A estrutura é útil como um guia para manter controle sobre a forma de contar.
[...] se torna um história quando ela é contada de forma ordenada e intencional.
Função de uma História
A forma da história é um vinculo para transmitir informação numa maneira de fácil absorção. Ela pode relatar ideias bastante abstratas, ciência, ou conceitos desconhecidos pelo uso análogo de formas ou fenômenos conhecidos.
Contando uma história
Existem diferentes formas de se contar uma história. [...] fundamentalmente apenas duas grandes maneiras: palavras (oral ou escrita) ou imagens. [...]
Histórias impressas
A primeira metade do século XX foi dominada pela impressão. [...] o meio impresso jamais perderá a sua importância. Histórias contadas através da narração gráfica têm de lidar com a transmissão. Isso tem uma influencia na maneira como a história é contada e influenciará a própria história. [...].
Leitores e espectadores identificam o conteúdo com sua embalagem. [...] O formato tem uma influencia importante na narrativa gráfica.
Histórias contadas com imagens
[...] uma “imagem” é a memória de um objeto ou experiência gravada pelo narrador fazendo o uso de um meio mecânico (fotografia) ou manual (desenho).
A imagem usada como linguagem tem suas desvantagens. [...] alguns críticos acusam os quadrinhos de inibirem a imaginação.
[...] as imagens definem em termos absolutos. Elas são específicas.
Imagens como ferramentas da narrativa
Imagens estereotipadas
[...] estereótipo, é definido como uma ideia ou um personagem que é padronizado de forma convencional, sem individualidade. Como um adjetivo [...] se aplica naquilo que é vulgarizado. [...] apesar dessas definições, o estereótipo é bastante comum nos quadrinhos.
A arte dos quadrinhos lida com reproduções facilmente reconhecidas da conduta humana. Seus desenhos [...] dependem de experiências armazenadas na memória de leitor para que ele consiga visualizar ou processar rapidamente uma ideia. Isso torna necessária a simplificação de imagem transformando as em símbolos [...]. Logo, estereótipos.
Nos filmes tem-se muito tempo para desenvolver um personagem dentro de uma ocupação. Nos quadrinhos, temos pouco tempo ou espaço. A imagem ou caricatura tem que defini-lo instantaneamente
Simbolismo
Existem alguns objetos que tem significado instantâneo numa narrativa gráfica. Quando são empregados como adjetivos ou advérbios modificadores, eles fornecem um artifício de narrativa econômico para o contador de histórias.
Nos quadrinhos, assim como acontece nos filmes, objetos simbólicos, não narram apenas, mas ampliam a reação emocional do leitor.
Todos os tipos de histórias
Existem um imenso leque de histórias que podem ser contadas usando o meio gráfico, mas o método de contar uma história tem de ser especifico para a sua mensagem
Contando Histórias instrutivas
É mais fácil ensinar um processo quando ele está envolto numa “embalagem” interessante...
Contando uma História do tipo como fazer
História com o objetivo de ensinar alguma coisa são geralmente estruturadas para se concentrar no processo. As habilidades apreendidas através da imitação
...