ANÁLISE E SÍNTESE: UMA INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO
Por: santtosanapaula • 8/11/2016 • Resenha • 427 Palavras (2 Páginas) • 694 Visualizações
1
Ritmo:
É um recurso muito utilizado para a organização de formas e espaços, se refere a qualquer movimento caracterizado por uma repetição, ou seja, repetição de elementos semelhantes. Encontram-se subdivididos em três tipos:
a) Constantes, regulares ou uniformes, no qual possui dois ou mais elementos repetidos.
b) Irregulares, no qual dois ou mais elementos repetem-se, porém, apresenta algumas alterações nas suas características.
c) Crescimento ou gradação, é quando a alteração ocorre através do aumento ou diminuição gradual de alguma característica.
2
Simetria:
É a distribuição e disposição de formas e espaços equivalentes em lados opostos de uma linha ou plano divisores, ou em relação a um centro ou eixo. Simetria remete a composições estáticas. Há dois tipos fundamentais:
Bilateral:
Radial:
Balanço Assimétrico:
Refere-se a uma composição dinâmica e equilibrada, isto é, as relações entre os diferentes pesos na composição e, especificamente as relações horizontais/verticais parecem ser fundamentais na determinação do balanço assimétrico de uma composição.
3
Relações Proporcionais:
Tratam de elementos arquitetonicos ordenados matematicamente, entre si e com relação a toda a composição, com o objetivo de criar relações harmoniosas entre os elementos arquitetônicos.
Configuração com adição por contiguidade:
É a configuração onde a forma do conjunto é a soma de partes ou blocos contíguos ou adjacentes. As adições podem ser de três tipos:
Adição por contiguidade de unidades: caracterizada por unidades, partes ou volumes visiveis, que sejam percebidas como entidades e relacionadas com outras mediante uma superficie de contato, real ou imaginária.
Adição por sobreposição de unidades: configuração onde a forma do conjunto é a soma de partes ou blocos sobrepostos.
4
Adição por separação de unidades: a forma do conjunto é a soma de partes ou blocos interligados, e que essa separação seja perceptível.
Configuração com substração:
A forma resultante é um bloco com subtração de partes, gerando vazios com diferentes pesos e efeitos para a composição arquitetônica.
Configuração com simetria axial:
Emprega elementos iguais nos dois lados de um eixo ou linha reta implícita que divide a planta baixa em duas partes iguais.
5
Configuração com simetria biaxial:
Emprega elementos iguais nos dois lados de cada um dos dois eixos ou cada uma das duas linas retas ortogonais implícitas que dividem a composição em quatro partes iguais.
...