Arquitetura da felicidade
Por: Milenna Porto • 17/8/2015 • Projeto de pesquisa • 314 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – CAMPUS GOIÂNIA
“A ARQUITETURA DA FELICIDADE”
SETEMBRO – 2014
GOIÂNIA - GO
A arquitetura da Felicidade
No que se diz respeito à arquitetura, o século XX com certeza foi um século marcante devido as grandes mudanças, incluindo o pensamento e o conceito de morar influenciados por uma revolução tecnológica e comportamental decorrente da sociedade no momento.
Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre.
O trabalho de alguns grandes arquitetos como Oscar Niemeyer no Brasil, Le Corbusier na Europa e Frank Lloyd Wright na América, exerceram grande influência sobre os outros profissionais que passaram a admirar e absorver tais estilos incorporando-os a arquitetura das cidades.
No documentário “A Arquitetura da Felicidade” o autor faz um tour pela filosofia e psicologia da arquitetura, com exemplos que vão da Holanda ao Japão. Ele defende que devemos morar em casas que reflitam nossos valores e a época em que vivemos, desligando- se do antigo, de épocas passadas e sugere uma forma de morar que leva em conta valores como flexibilidade, novas tecnologias, contato com a natureza e convivência comunitária.
Entretanto, o documentário revela a resistência da maioria das pessoas em relação às construções modernas, colocando em dúvida a identidade das cidades, e a privacidade dos moradores, reflexo também do fracasso nas primeiras moradias comunitárias. Além disso, a grande desconfiança em relação aos novos materiais e métodos construtivos.
Porém passado algum tempo o autor mostra a maior aceitação das pessoas e o gosto pelo moderno. A casa vista como reflexo de seus moradores, algo além de apenas um abrigo, mas um lugar confortável, funcional, prático, moderno e ao mesmo tempo aconchegante e íntimo remetendo a personalidade de cada morador.
”Afinal, o mundo contemporâneo é um lugar para sentir-se em casa.”
Referências Bibliográficas
Acesso em 23 de setembro de 2014, às 19:30 horas.
- http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/historia/arquitetura-moderna-o estilo-dos-grandes-mestres/
- https://www.youtube.com/results?searchquery=arquitetura+da+felicidade
- http://www.youtube.com/watch?v=leVBAz5wu0o
...