CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA
Por: Taynara Munique Alves • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 4.810 Palavras (20 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIAS TECNOLOGIA EM SEGURANÇA PÚBLICA
1º SEMESTRE
CARLITO ALVES – RA: 19230186-9
DESAFIO PROFISSIONAL
FÁTIMA DO SUL- MS
2019
CARLITO ALVES – RA: 19230186-9
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho de Pesquisa relacionado ao Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, apresentado à Universidade Brasil - EAD, Polo MS - Fátima do Sul - Faculdade de Administração de Fátima do Sul, como requisito parcial para obtenção de média bimestral nas disciplinas de: Comportamento humano nas organizações.
Orientador à distância: Prof.(a).: Soniamar Faria Queiroz Dias.
FÁTIMA DO SUL- MS
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESAFIO PROFISSIONAL 6
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
1. INTRODUÇÃO
O Desafio profissional aplicado a disciplina de Comportamento humano nas organizações, busca nos fazer analisar o estágio atual de uma empresa fictícia em que proporcione a possibilidade de um diagnóstico de competência e obstáculos na gestão dos planos organizacionais e seu posicionamento com as práticas de gestão de pessoas.
Para a empresa de fato funcionar, é importante que todas as suas áreas atuem regularmente. Ao contrário da crença popular, o RH de uma empresa não é responsável apenas por entrevistar e selecionar candidatos e sim por estruturar a administração emocional e comportamental dos funcionários da empresa.
Ou seja, o RH é a parte da empresa responsável pelo contato entre a contratante e seus funcionários. Dessa forma, se responsabiliza pela apropriada gestão dos profissionais, além de sua contratação. Criando relacionamentos de convivência entre os funcionários e seus superiores, além de transformar o ambiente de trabalho em um lugar agradável para todos.
Apresentarei no desenvolver deste trabalho, a conduta de uma organização e empenho, para manter uma boa identidade organizacional na qual o consumidor se identifique e se sinta parte desse grupo.
Elaborei um relatório, onde o conteúdo consiste em um diagnóstico da área de Gestão de Pessoas, para reconstrução dos departamentos da empresa citada e uma proposta de melhorias, com um modelo estratégico e planejado que possibilite o aumento de produção e melhorias no processo de gestão de pessoas.
2. DESAFIO PROFISSIONAL.
Neste trabalho apresentaremos o comportamento de uma organização, os esforços para criar e nutrir uma identidade organizacional na qual o público consumidor se identifique e sinta-se parte dessa cultura. A utilização das mídias sociais para difundirem seus negócios e aproximarem o consumidor da companhia.
Sr. Alexandre é o diretor de uma grande empresa de metalúrgica. Nas últimas reuniões têm sido levantadas algumas questões referentes à área de Gestão de Pessoas. Os coordenadores identificaram que muitos colaboradores estão apresentando baixa motivação e falhas nos procedimentos de fabricação. Diante deste cenário, o Sr. Alexandre solicitou a contratação de um novo profissional para o setor de Recursos Humanos da empresa, a fim de auxiliar no desenvolvimento e implementação dos subsistemas de RH.
Sr. Alexandre é diretor de uma empresa de Metalúrgica chamada Metalforça. Junto à sua equipe de gestão foram identificadas algumas dificuldades relacionadas ao desempenho dos colaboradores da empresa.
As queixas são as mais variadas: pouco comprometimento, baixa produtividade, desmotivação, competição entre os funcionários, conflitos, etc. Além disso, nos últimos meses, muitos colaboradores solicitaram desligamento por não haver consolidado um plano de carreira na organização.
Em virtude do Sr. Alexandre não acompanhar as mudanças, principalmente no que se refere ao modelo de Gestão de Pessoas, os colaboradores acabaram procurando outras oportunidades de trabalho. O motivo que maximizou o seu problema com seus colaboradores foi a falta de uma estrutura de um setor de Recursos Humanos.
Podemos tratar de possíveis ações para mudar o rumo da organização após um levantamento das dificuldades enfrentadas pela empresa em questões como: Gestão por competências, ao Programa de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas na empresa, Política de Cargos e Salários, Planejamento de Carreiras, Programa de Remuneração Estratégica e a Implantação do Projeto de Educação Corporativa.
Quando uma empresa assegura seu espaço no mercado de extrema competitividade, faz-se logo uma referência à forma de como essa companhia conduz seus talentos. E, diga-se de passagem, que essa gestão, certamente, valoriza tanto competências técnicas quanto comportamentais diante das tomadas de decisões que ocorrem em todas as esferas e hierarquias funcionais.
Hoje, não é mais surpresa que parte significativa das organizações de destaque adotara a Gestão por Competências - um recurso que se adapta à realidade de cada companhia e que hoje pode ser aplicado, por exemplo, através de consultorias especializadas ou, então, pela aquisição de recursos tecnológicos.
Alguns dos benefícios da Gestão por Competências:
É uma ferramenta que auxilia a organização a enxergar o que realmente precisa para treinar os colaboradores, evitando-se com isso perda de tempo e de investimentos;
Permite que seja realizada uma padronização tanto das competências técnicas quanto comportamentais, para que um profissional assumirá um determinado cargo. Possibilitando, ainda, a obtenção clara de dados para realizar o Levantamento das Necessidades de Treinamentos, utilizando-se os gap's das competências exigidas e existentes;
Padronização do processo de recrutamento de avaliação por competências;
Clareza nos requisitos de contratação que agreguem valor ao negócio, ao mesmo tempo em que torna a organização um local atrativo para captação e retenção de talentos;
...