Capa logo
Por: glcpereira • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.912 Palavras (12 Páginas) • 309 Visualizações
1 Introdução
Este trabalho desenvolvido por mim, aluna do 1° período do curso de graduação em engenharia civil da UFU – Universidade Federal de Uberlândia teve por objetivo o conhecimento do histórico das engenharias, com ênfase na engenharia civil. Neste trabalho foram desenvolvidas pesquisas em relação à origem das engenharias e ao desenvolvimento das engenharias atuais.
A descoberta foi de que a engenharia mostrou-se como a arte de criação, desenvolvimento e aplicação de novos conceitos em diversas áreas cotidianas. Já aos conceitos de engenharia foram evidenciados desde a antiguidade através de construções da idade média, como exemplos tem-se de algumas construções antigas consideradas como umas das principais maravilhas do mundo.
Soube-se que as construções surgiram devido às necessidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento cada vez maior dos métodos para ataque e defesa visando à sobrevivência. Daí a necessidade da interferência das escolas para transmissão dos conceitos necessários para evolução das construções.
No decorrer dos ensinamentos, a engenharia civil conquistou a consideração de uma das pioneiras das demais engenharias, devido a condição de que as construções sempre foram um dos primeiros planos para a sobrevivência quando considerada a condição essencial da necessidade de um abrigo para moradia e proteção.
Porém ao decorrer dos anos surgiram constantes problemas relacionados aos diversos ambientes de abrangência até então de uma única engenharia. Então no intuito de solução, a civil se dividiu dando origem aos outros ramos de engenharia, de onde cada uma destas obteve a possibilidade de especialização em áreas mais restritas.
Especializando-se em nosso país e na engenharia civil da atualidade, o Brasil possibilitou um maior destaque para a engenharia civil, graças às construções advindas e planejadas a partir do lançamento de alguns programas por parte do governo federal.
2 Origem da engenharia
Da origem latina, o termo “Engenharia” se derivou do latino “ingenium”, e em sua importância de criação adquiriu o significado de desenvolvimento e aplicação de novos conceitos. Logo se tornou uma ferramenta indispensável no desenvolvimento tecnológico em diversas áreas da ciência mundial, visando em suas utilidades aplicadas uma melhor qualidade a um menor custo (PAC QUÍMICA, 2012).
A aplicação notável de engenharia foi usada desde a antiguidade, mesmo sem se ter o conhecimento da origem e aplicação de seus próprios conceitos, como exemplos de cálculos, técnicas experimentais, estudos detalhados, análises e outros. Tais conceitos foram aplicados desde a criação de simples instrumentos e utilitários, tais como polias, alavancas e rodas.
No contexto do desenvolvimento da engenharia é de extrema importância salientar a existência e a diferença entre a engenharia antiga e a engenharia moderna.
A engenharia antiga se caracterizou por construção de novos instrumentos a partir de experiências, sem a preocupação da aplicação dos termos teóricos. Essa ficou evidenciada em construções antigas e maravilhosas, tais como: o Farol de Alexandria, as Pirâmides do Egito, os Jardins Suspensos da Babilónia, a Acrópole de Atenas, o Parthenon, a Grande Muralha da China, os antigos aquedutos romanos, a Via Ápia, o Coliseu de Roma, a Teotihuacán e as pirâmides Maias, Incas e Astecas (WIKIPÉDIA1, 2012).
Já a engenharia moderna se caracterizou pela implementação dos conhecimentos técnicos e científicos aos termos experimentais. Sua aplicação propriamente dita e seu ensinamento ocorreram a partir do século XVIII, decorrentes da evolução da ciência e da necessidade do uso de novos métodos para o desenvolvimento de utensílios mais eficazes.
A transição da antiga para a moderna ficou evidenciada a partir de diversos marcos artísticos e pelo desenvolvimento de novos objetos que viriam a proporcionar uma melhor qualidade de vida. Desses fatos, tiveram destaque Leonardo da Vinci e suas obras; Galileu Galilei e seus experimentos científicos; surgimento do motor elétrico; Descartes e as leis da refração; Blaise Pascal e o desenvolvimento da primeira máquina de calcular; Benjamin Franklin e a invenção do para-raios; Alessandro Volta e o desenvolvimento da primeira bateria de zinco e chapas de cobre; Samuel Morse e o telegrafo elétrico; Thomas Edison e a lâmpada elétrica (UNESP, 2012).
3 Escolas de engenharia
Os fatos descritos foram os responsáveis por dar ao ramo da engenharia uma extrema importância graças ao reconhecimento de suas aplicações, logo a engenharia se tornou um dos seguimentos mais importantes perante o mundo.
Diante dessa conquista de importância, surgiu o intuito de transmissão dos ensinamentos, adquiridos pelas experiências, no objetivo de tornar as pessoas mais qualificadas para funções de extrema importância, surgiram-se assim as escolas de engenharia.
Em 1506 foi fundada em Veneza a primeira escola dedicada à engenharia e artilharia; em 1747 na França, surgiu a primeira escola de engenharia do mundo, denominada École et Chaussées e em 1774 em Paris foi fundada a École Polytechnique, escola dedicada ao ensinamento da matemática relacionada aos problemas da engenharia.
Mais tarde em 1865 originou nos EUA a primeira escola de engenharia, denominada MIT (Massachusetts Institute of Techology) (UNESP, 2012).
4 Desenvolvimento tecnológico das engenharias
A partir dos fatos marcantes de desenvolvimento de objetos cada vez mais eficientes e de melhor qualidade, a engenharia se tornou cada vez mais importante e reconhecida para o mundo perante aos problemas constantes e as necessidades que surgiram. Sua ascensão propriamente dita e reconhecida ocorreu a partir das guerras mundiais, quando houve uma grande necessidade de se descobrir e aplicar métodos mais eficientes na fabricação de utensílios e armas cada vez mais poderosas, no objetivo de ataques aos inimigos e de própria defesa.
A partir dos aperfeiçoamentos gerados cada dia mais significativos, eis que surgiu para auxilio nessas necessidades de desenvolvimento, uma grande invenção, o computador e seus programas informáticos. Esta máquina é uma ferramenta indispensável para qualquer engenheiro, pois atua facilitando cada vez mais na resolução dos problemas e nas elaborações de projetos, através da possibilidade de ensaios e simulações via informatizada para resolução destes, acarretando-se ao menor custo e maior benefício.
...