Cobogó como elemento bioclimático e para separação de ambientes
Por: fernandanovaesf • 25/7/2019 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
O USO DO COBOGÓ COMO ELEMENTO BIOCLIMÁTICO PARA A SEPARAÇÃO DE AMBIENTES
Temática:
Na criação de um projeto arquitetônico existem quesitos cruciais que devem ser minunciosamente pensados, dentre eles estão: a ventilação e a iluminação. Portanto, acontece de alguns profissionais não terem a percepção de que um projeto ideal é aquele que é feito pensando não somente na estética, mas sim no geral, principalmente no conforto das pessoas que irão usufruir daquela edificação. Não é confortável para os ambientes internos ter a obrigação de utilizar ventilação e iluminação artificial durante o dia inteiro, pois assim, aumenta o gasto de energia elétrica, causando maiores danos ao meio ambiente e aumentando os gastos financeiros.
A boa iluminação de um edifício, sobretudo com luz natural é essencial ao seu bom funcionamento energético e ao conforto dos seus ocupantes. Aproximadamente 25% do consumo energético em edifícios são utilizados no sistema de iluminação. (SANTOS, 2016, p.6)
Um fator que muitos também se enganam é que para uma edificação ter uma boa iluminação e ventilação natural a solução é simplesmente colocar janelas e aberturas, mas tudo deve ser pensado cuidadosamente.
A disponibilidade de luz natural nas regiões tropicais é grande, e esta, deve ser usada de forma criteriosa. Não se trata de simplesmente abrir janelas ou zenitais indiscriminadamente, mas sim equilibrar sabiamente o ingresso de luz difusa, bloqueando o calor gerado pela luz solar direta, que cria problemas de conforto térmico e luminoso (ofuscamento). (AMORIM, 2000, p.2)
A iluminação é um fator importantíssimo nos projetos de interiores, tendo forte impacto no resultado final. Uma iluminação adequada à função de cada ambiente gera um resultado eficiente no desenvolvimento das atividades. (NETTO, 2014, pág. 113)
Assim, devem ser pensadas maneiras de aproveitar ao máximo a luz solar e a ventilação natural, de forma correta, diminuindo os danos ao meio ambiente e reduzindo os gastos financeiros com energia elétrica.
O Cobogó é um material que algumas pessoas acabaram criando preconceito por conta do mesmo antigamente ter sido muito aplicado em áreas de serviço, por exemplo, acabou gerando uma imagem depreciativa. O que muitos não sabem é sobre a funcionalidade desse material, principalmente em relação a ventilação e iluminação.
O cobogó foi muito utilizado entre as décadas de 40 e 50, disponibilizando ao ambiente construído ventilação permanente e iluminação natural e foi muito usado na construção da nova capital, podendo ser encontrado em residências e prédios públicos do plano piloto. Porém, com a sua aplicação em áreas de serviço, local com necessidade de constante ventilação, passou a ter uma imagem depreciativa. (SANTOS, 2016, p.4)
O cobogó é um meio utilizado visando diminuir principalmente o consumo energético, já que pelos orifícios presentes no mesmo a luz do solar consegue passar diminuindo assim a utilização de iluminação artificial e ajuda na ventilação também, causando consequentemente a diminuição do uso de ventiladores e ar condicionados, por exemplo. (imagem 1).
...