Conservação Preventiva, Conservação Curativa, Restauração E Preservação
Por: Vivianne Benigno • 26/4/2021 • Resenha • 589 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CAMPUS SERRA DA CAPIVARA
COLEGIADO DE ARQUEOLOGIA E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL
PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL I
ATIVIDADE: Apresentação De Exemplos Para Cada Aspecto Da
Preservação: Conservação Preventiva, Conservação Curativa, Restauração E Preservação.
DISCENTE: Maria Vivianne Nascimento Benigno
ICOM. Terminologia para definir a conservação do patrimônio tangível.
Boletim Eletrônico da ABRACOR, n°01, 2010.
O documento cita que desde a criação em 1976 do Comitê Internacional do ICOM, o objetivo é transmitir o patrimônio cultural tangível a futura gerações, assegurando seu uso atual e respeitando seu significado social e espiritual. Assim o patrimônio cultural pode ser definido como um bem ou bens de natureza material e imaterial considerando importa para a identidade da sociedade.
Devido a comunidade de profissionais serem diversificadas o ICOM-CC, que representa através do ICOM viu uma necessidade de uma terminologia clara e coerente, que facilite a comunicação entre sus membros e profissionais do patrimônio a nível mundial e com o público em geral. Por isso o ICOM-CC adota os seguintes termos: conservação preventiva, conservação curativa e restauração, que constituem a conservação do patrimônio cultural material.
Conservação
todas aquelas medidas ou ações que tenham como objetivo a salvaguarda
do patrimônio cultural tangível, assegurando sua acessibilidade às gerações atuais e
futuras. A conservação compreende a conservação preventiva, a conservação curativa e a
restauração. Todas estas medidas e ações deverão respeitar o significado e as
propriedades físicas do bem cultural em questão.
Conservação Preventiva
As intervenções de conservação são ações que se executam sem que haja uma intervenção direta sobre o objeto (GONZALEZ-VARAS, 2003). Essas ações visam a prevenção da degradação e se expressam na análise dos fatores de degradação, na intervenção sobre o ambiente para o controle das condições ambientais, na manutenção ordinária e na intervenção direta de conservação (GONZALEZ-VARAS, 2003, BERMÚDEZ et al, 2004). De um ponto de vista estritamente técnico, estratégias de conservação preventiva tendem a focar no entorno dos objetos, no controle ambiental, na gestão dos espaços fechados e numa adequada organização dos recursos financeiros e humanos para essa gestão.
Exemplos: Conservações preventivas em museus e bibliotecas
Segundo ICOM a conservação curativa é todas aquelas ações aplicadas de maneira direta sobre um bem ou um grupo de bens culturais que tenham como objetivo deter os processos danosos presentes ou reforçar a sua estrutura. Estas ações somente se realizam quando os bens se encontram em um estado de fragilidade adiantada ou estão se deteriorando a um ritmo elevado, de tal forma que poderiam perder-se em um tempo relativamente curto. Estas
ações às vezes modificam o aspecto dos bens.
...