Construções Verdes
Por: milenasomavila • 26/4/2018 • Relatório de pesquisa • 1.997 Palavras (8 Páginas) • 204 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEAR
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
SUSTENTABILIDADE: TELHADOS VERDES
Disciplina: Iniciação ao Conhecimento Acadêmico
Professor: Andrei Luiz Lodéa
Acadêmico (a): Andressa Noviski e Milena Somavila
Passo Fundo, junho 2017
RESUMO
O relatório de pesquisa conceitua o que são Telhados Verdes, que são um sistema construtivo constituído de uma cobertura vegetal utilizando plantas e elementos naturais, o qual possui muitas vantagens e desvantagens, proporcionando principalmente um melhor conforto térmico para o usuário da edificação que receberá esse tipo de elemento. Portanto, realizamos um trabalho de pesquisa teórica partindo de análises em sites, artigos e documentos virtuais, sendo dividido em ___ capítulos, todos eles dispostos a responder todos os objetivos propostos, como investigar para que servem os telhados verdes, estudar suas vantagens e desvantagens para a sociedade atual, comparar custo e benefício a partir das informações sobre essa técnica, estudar as etapas de montagem de um telhado verde e analisar o local ideal e analisar o local ideal para a aplicação do mesmo. Sendo assim, resultamos em informa-los precisamente sobre essa técnica que se difunde cada vez mais por toda arquitetura mundial, bastando imprescindivelmente ser bem planejado para que as suas propostas sejam bem executadas. Para finalizar, destacamos nas conclusões sobre como o uso de telhados verdes vem contribuindo para um mundo mais sustentável, diminuindo o calor urbano e fazendo com que as pessoas vivam em conjunto com elementos naturais.
Palavras-chave: Arquitetura. Sustentabilidade. Telhados verdes. Projeto arquitetônico.
SUMÁRIO
Digite o título do capítulo (nível 1)1
Digite o título do capítulo (nível 2)2
Digite o título do capítulo (nível 3)3
Digite o título do capítulo (nível 1)4
Digite o título do capítulo (nível 2)5
Digite o título do capítulo (nível 3)6
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
- Telhado verde: contexto histórico.
Em seu contexto histórico, as coberturas verdes já eram utilizadas pelos antigos por volta de 600 a.C na antiga Mesopotâmica, onde atualmente é o Iraque. As construções comportavam o que chamavam na época de jardins suspensos, que para muitos eram denominados Zigurates. Alguns dos mais famosos eram os zigurates de Nanna e Etemenanki, sucessivamente foram surgindo outros jardins suspensos, como os Jardins Suspensos da Babilônia. Esses seguiam um traçado ortogonal de acordo com as construções da época, integrando-se com seu entorno, muitas vezes dando a sensação de estarem inseridos nele. Eles eram articulados entre seus níveis através de rampas e escadas, utilizando vegetação das mais variadas espécies, a fim de integrar o ser humano junto à natureza. De acordo com Araújo:
Os telhados verdes não constituem uma inovação tecnológica, pois a muitos séculos já se fazia o uso desta técnica construtiva, de estimável valor para a manutenção do ciclo hidrológico. Segundo a história, os primeiros jardins suspensos construídos pelo homem foram os figurantes da antiga Mesopotâmia e na Babilônia, região onde hoje se encontra o Iraque, sendo construídos entre 600 a.C. e 450 a.C. (2007).
Jardins Suspensos da Babilônia
[pic 1]
Fonte: https://seuhistory.com/noticias/possivel-localizacao-dos-miticos-jardins-suspensos-da-babilonia-intriga-pesquisadores.
Inicialmente os telhados verdes (jardins suspensos) eram vistos apenas como simples técnicas construtivas, utilizando plantas nas coberturas principalmente para fazer uma obra esteticamente bela. No entanto, em 1920 foi definido como conceito arquitetônico, pelo arquiteto francês Le Corbusier, que desenvolveu os terraços jardins, com a intenção de substituir os danos ambientais que as construções vêm proporcionando, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida às pessoas. Ele sugeriu que cada construção tivesse seu próprio terraço jardim, a fim de diminuir a falta de verdes nas cidades.
A preocupação com o meio ambiente foi se atenuando na medida em que a degradação com o mesmo foi sendo constante, sendo assim, o interesse da utilização da cobertura verde tornou-se maior na metade do século XX, por volta de 1960, onde na Europa a extinção de áreas verdes deu-se rapidamente e foi utilizada a cobertura verde como uma solução para isso.
No Brasil, a primeira edificação com o uso de telhado verde foi o Edifício do Ministério da Educação e da Cultura (MEC), o edifício Gustavo Copanema, inaugurado em 1947 e projetado por famosos arquitetos como Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Le Corbusier entre outros. Entretanto, no Brasil, esse sistema construtivo ainda não é muito usual, porém, os arquitetos têm se preocupado ainda mais com a questão de sustentabilidade, buscando propor soluções menos poluentes e com o maior aproveitamento possível, empregando assim a técnica do telhado verde. O conceito hoje é considerado um dos cinco pontos fundamentais da nova arquitetura, o que o torna atual devido ao excesso de construções que tomam o lugar da natureza principalmente nas grandes cidades.
- Conceito de Telhado Verde
Cobertura verde, jardim suspenso ou telhado verde é um sistema construtivo constituído por uma cobertura vegetal com diversas camadas, utilizando plantas e elementos naturais sob um telhado ou laje. Eles proporcionam diversas vantagens, mas seu emprego se dá principalmente por proporcionarem melhor conforto acústico e térmico para a edificação.
Sua estrutura deve possuir uma leve inclinação para o devido escoamento da água em dias chuvosos, para que não ocasione problemas de umidade e infiltração. Segundo Tomaz (2008) “geralmente são aplicados em telhados praticamente planos com inclinação aproximadamente de 5º para permitir o escoamento não muito rápido da água”.
...