Diretrizes projetuais
Por: rmeirasouza • 5/10/2015 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
Rayssa M. M. Souza Data : 09/03/2015
Diretrizes Projetuais
Aspectos urbanos, paisagem e mobilidade
Em qualquer inserção no meio urbano deve ser feita com cuidado e com o consenso de todos, pois não se trata só de um lugar, mas sim de um organismo funcional que proporciona o bem viver do cidadão em que no mesmo reside. Sendo assim, qualquer que seja a mudança deve ser pensada e planejada para que traga benefício sem grandes impactos ao meio ambiente.
Deve-se levar em conta algumas diretrizes em relação ao empreendimento e seu entorno:
- As características e recursos naturais;
- A infraestrutura urbana;
- A vizinhança e comunidade local;
- A vegetação;
- As exigências e normas municipais;
- Os aspectos urbanos, como acessibilidade, iluminação, qualidade da água e ar, energia e coleta seletiva;
- A paisagem, como a criação de novas áreas verdes e permeáveis; e
- A mobilidade, como integração de vias públicas ao empreendimento e transporte no entorno.
Acessibilidade e desenho universal
No empreendimento é necessário que o projeto possibilite o acesso e a utilização, com segurança para com os usuários com necessidades especiais, com dimensões apropriadas ao determinado usuário. Lavando em consideração:
- As normas técnicas de acessibilidade;
- A legislação; e
- Vias e sinalizações adequadas.
Segurança
Por mais que hoje em dia a construção civil tenha influência de diversas áreas culturais econômicas, não se pode deixar de ter como base em qualquer projeto ou edifício a segurança de seus frequentadores, sendo assim, é essencial a presença de um arquiteto, para que a relação inovação e a segurança estejam sempre presentes, aplicando normas técnicas existentes no país para que evite tragédias futuras e torne o edifício funcional.
Materiais
Em relação aos materiais utilizados, muitos aspectos devem ser levados em consideração, para que não haja sobras em larga escala e não falte matéria prima em nenhum momento da obra, sendo assim é necessário considerar também, o fator clima e adequação ao meio ambiente, é papel do arquiteto estar focado na correta aplicação das funções de cada material e no levantamento do mesmo, porque muitos materiais ainda não disponibiliza tais especificações disponíveis, sendo importante frisar toda aplicação e uso de material deve ser baseado na busca da sustentabilidade socioeconômica.
...