EXECUÇÃO DE ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO: Laje em balanço e escada
Por: Joao Reis • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.896 Palavras (12 Páginas) • 619 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
GEFERSON DOS SANTOS MOREIRA
EXECUÇÃO DE ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO:
Laje em balanço e escada
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
GEFERSON DOS SANTOS MOREIRA
EXECUÇÃO DE ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO:
Laje em balanço e escada
Trabalho de Atividade de Complementar para obtenção do título de graduação em Engenharia Civil, apresentado à Paulista – UNIP, Campus Assis.
RESUMO
MOREIRA, Geferson dos Santos; EXECUÇÃO DE ELEMENTOS DE CONCRETO ARMADO: lajes em balanço e escadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de Engenharia civil da Universidade Paulista – Campus Assis. Assis, São Paulo 2016.
O setor da construção civil vive no Brasil intenso movimento pela melhoria da qualidade. A valorização da engenharia e da qualidade necessita avanços constantes em tecnologias. Com essas inovações tornam-se necessários o aprendizado dos profissionais recém formados para a perfeita atuação no mercado de trabalho. Com isso o contato com diversos tipos de construção ou atuações que envolvem as atribuições dos engenheiros civis é de suma importância para que o profissional recém formado tenha conhecimento inicial dos métodos utilizados para a execução de tais processos construtivos e as visitas técnicas dão a oportunidade dos mesmos entrarem em contato com a realidade da construção no Brasil.
Palavras-chave: Fôrmas para concreto; projeto de fôrmas; peso próprio do concreto; estrutura em concreto armado.
LISTA DE IMAGENS
Imagem 1 Grandes Navegações
Imagem 2 INFOGRAFICO HIDROVIAS
Imagem 3 LAGO TITICACA
Imagem 4 MAPA TIETE-PARANÀ
Imagem 5 Transporte no tiete
Imagem 6 UHE BARRA BONITA
Imagem 7 PROCESSO DE ECLUSAGEM
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 OS PRINCIPAIS PORTOS NO BRASIL
Tabela 2 CARACTERISTICAS ECLUSAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 JUSTIFICATIVA
4 METODOLOGIA
5 Desenvolvimento
5.1 Transporte Hidroviário
5.1.1 Transporte Marítimo (Portos)
5.1.2 Transporte Fluvial
5.1.3Transporte Lacustre
5.2 HIDROGRAFIA TIETE-PARANÀ
5.3 ECLUSAGEM EM BARRA BONITA
6 CONCLUSÕES
7 FOTOS
1 INTRODUÇÃO
Com o avanço técnico da engenharia no que se diz respeito a novos métodos construtivos há cada vez mais necessidade do conhecimento e envolvimento técnico do profissional com novos métodos de execução que são e serão apresentados.
A engenharia civil ainda é a mais abrangente no que se diz respeito a áreas de atuação, com isso torna-se impossível o recém formado sair da faculdade com pleno conhecimento dos diversos métodos e técnicas existentes no mercado de trabalho.
Há um numero grande de vagas para engenheiros no Brasil, mas ao mesmo passo que o numero de vagas cresce os profissionais capacitados para exercê-las diminui, devido a exigência que tais vagas cobram de seus colaboradores, com isso pode-se afirmar que ao mesmo passo que muitas vagas aparecem, ao mesmo tempo muito profissionais são contratados e mandados embora devido a falta de preparo imediato para desempenhar tais funções nas empresas.
A água é um dos fatores mais importantes para a sobrevivência do planeta e das diversas espécies que o habitam, atuando desde nossos corpos garantindo sua hidratação até a regularização climática do planeta Terra, impedindo que o mesmo se consuma em altas temperaturas.
Uma breve olhada para o globo terrestre, podemos observar que ela circunda os continentes e flui internamente pelos países interligando regiões e sociedades.
Naturalmente por suas características físicas as navegações foram por milênios a maneira mais rápida e eficaz de transportar produtos e pessoas, sendo assim a historia da humanidade não pode ser devidamente contada sem retratar as inúmeras expedições que circum-navegaram os nossos oceanos.
O Brasil é naturalmente agraciado por características físicas que facilitam a navegação, são mais de 8.500 km de costa marítima, além de 60.000 km de vias fluvio-lacustres navegáveis. Entretanto o país aproveita mal esse potencial hidroviário utilizando apenas 13.000 km do total.
O presente trabalho pretende apresentar ao leitor aspectos históricos sobre o tema, elucidando seus problemas com enfoque maior na hidrovia Tiete-Paraná.
Imagem 1 Grandes Navegações
[pic 1]
Fonte: História Hoje
Devido a essas exigências criadas tornou-se necessário o contato do aluno com as diversas técnicas existentes, e visitas técnicas acompanhadas e explicadas são cada vez mais de grande importância, pois cria no aluno a sensibilidade do processo de construção, pois a teoria se torna muito abstrata se não houver contato com a pratica e acaba se tornando empírico na mente.
...