Estrutura dos Fatos Urbanos Aldo Rossi
Por: AdamII • 24/4/2021 • Abstract • 278 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
CAP. 1 Estrutura dos fatos urbanos 1.
Individualidade dos fatos urbanos - Rossi começa descrevendo “arquitetura da cidade”, e diz que ela pode se definir em 2 questões:
1)a cidade como artefato, uma obra de arquitetura e engenharia que é mais ou menos complexa e que cresce com o tempo;
2) do outro lado referindo aos entornos da cidade, com fatos urbanos caracterizados por uma arquitetura própria.
Conclui que a arquitetura é a forma mais concreta de encarar os problemas da cidade. - diz sobre as cidades da Europa que possuem edificações que constituem verdadeiros pedaços da cidade, mas que não possuem sua função original (ex: Pallazo dela Ragione de Padua). Ele fala que a individualidade desse palácio depende da sua forma (complicada e organizada no espaço e tempo) do que sua matéria. à fato urbano é valorizado pelo tempo, se este palácio fosse construído recentemente não apresentaria o mesmo valor.
- devemos ressaltar então da ideia que temos de determinado edifício e a memória geral enquanto produto da coletividade e da relação de coletividade através dele.
- ele fala sobre experiências e impressões individuais que cada pessoa tem em relação a espaços dentro da cidade, e que estas somadas constituem a cidade.
- para tratar de fatos urbanos precisamos relacionar questões como individualidade, ‘locus’, memoria e o próprio desenho, e assim analisar o que há de concreto nesse conhecimento e aplicando através de arquitetura da cidade.
- morfologia urbana=descrição das formas de um fato urbano, mas ela não é mais que um instrumento de estudo.
...