Estudo de Pavilhão Adriana Varejão - Inhotim
Por: Eden Fernanda Menezes • 19/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 505 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
Pavilhões de Exposições Inhotim – Galeria Adriana Varejão
Local: Brumadinho – Minas Gerais;
Projeto: Tacoa Arquitetos Associados;
Cliente: Centro de Arte Contemporânea Inhotim;
Início projeto: 2004;
Conclusão: 2008;
Área construída: 558 m².
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Fotografia 1 - Galeria Adriana Varejão - Fonte: Vicente de Mello
O Centro de Arte Contemporânea de Inhotim está localizado em Brumadinho, em Minas Gerais. O museu tem um conceito arquitetônico incomum, em vez de inserir todas as suas instalações em um edifício único, é composto por muitos pavilhões espalhados em um parque de aproximadamente 35 hectares. Em Inhotim, a arte contemporânea brasileira tem a arquitetura como uma de suas frequentes interlocutoras.
O projeto da Galeria Adriana Varejão ocupa uma encosta com uma pequena inclinação, típica de Minas Gerais, porém sua topografia original foi modificada para essa nova utilização, o terreno foi cortado e a terra deslocada, criando um plano horizontal necessário para a obra.
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Fotografia 2 - Galeria Adriana Varejão - Fonte: Editora Monolito
Como orientação de projeto, tiveram como objetivo inserir um elemento artificial na topografia original do local: um bloco regular de concreto armado parcialmente inserido na encosta. O edifício foi concebido como um caminho em espiral que conecta dois níveis diferentes do parque, alternando momentos de contração (para passagem) e expansão (para a exposição):
- a partir do piso térreo, no meio do espelho d’água, uma passagem estreita longe do edifício (contração);
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Fotografia 3 – Passagem de acesso ao térreo – Fonte Vicente de Mello
- levando a uma pequena praça quadrada do piso térreo (expansão – obra Panacea Phantastica);
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Fotografia 4 - Panacea Pahntastica – Fonte Eduardo Eckenfels
- o passeio se volta para o edifício (contração);
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Fotografia 5 - Passagem para o edifício – Fonte Vicente de Mello
- piso térreo, abaixo do bloco de concreto (expansão – escultura Linda do Rosário e pintura The Collector);
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Fotografia 6 - Linda do Rosário e The Collector – Fonte Vicente de Mello
- escadas (contração);
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Fotografia 7 - Escada para 1º Pavimento – Fonte Vicente de Mello
- primeiro pavimento, interior do bloco de contrato (expansão – políptico Celacanto Provoca Maremoto);
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Fotografia 8 - Celacanto Provoca Maremoto – Fonte Eduardo Eckenfels
- rampa (contração);
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Fotografia 9 - Rampa para terraço – Fonte Vicente de Mello
- terraço, acima do bloco de concreto (expansão – obra Passarinhos de Inhotim a Demini);
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Fotografia 10 - Passarinhos de Inhotim a Demini – Fonte Vicente de Mello
- ponte (contração).
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Fotografia 11 - Ponte de acesso – Fonte Vicente de Mello
- Representação gráfica do Pavilhão
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Figura 1 - Planta do Pavimento Térreo
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Figura 2 - Planta do 1º Pavimento
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Figura 3 - Platna do Pavimento Superior
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Figura 4 - Corte AA
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Figura 5 - Corte BB
- Desenhos de Exploração
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Figura 6 - Desenho de Exploração - Fonte Eden Fernadna
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Figura 7 - Desenho de Exploração - Fonte Eden Fernanda
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