FASES DO CICLO BIM A PARTIR DA DESCRIÇÃO DO CICLO DE VIDA DE UMA EDIFICAÇÃO
Por: leandrochavesf • 19/9/2020 • Trabalho acadêmico • 333 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Fases do ciclo BIM a partir da descrição do ciclo de vida de uma edificação
Durante o desenvolvimento de um edifício, é necessária a aplicação de uma metodologia de gerenciamento, que permitirá uma visão ampla do projeto e concederá controle gerencial em todas as fases de construção, garantindo uma execução eficiente e ampliando o ciclo de vida do empreendimento. Assim, a metodologia BIM (Building Information Modeling), aplicada em todos as fases de construção, impacta positivamente as condições de custo, qualidade, prazo e manutenção no pós-obra, integrando de forma simultânea, uma equipe multiprofissional, promovendo soluções para futuras e eventuais situações que ocorram no decorrer do projeto.
No desenvolvimento do empreendimento, podemos dividir as etapas de construção em três fases, a pré obra, a obra e a pós obra. Durante a primeira fase, de pré-obra, é realizada a concepção do projeto, onde será levantado os dados e documentação do terreno e entorno e resolvida as questões legais, com os dados levantados é definido o conceito, o programa que será seguido, implantação no terreno, além de serem realizados os estudos de viabilidade técnica e desempenho da edificação.
Durante a segunda fase, de obra, são levantados todos os dados aplicados na concepção pela equipe multiprofissional e inicia-se a aplicação e gerenciamento em campo, com acompanhamento de cronogramas, gerenciamento de materiais, profissionais e serviços, os insumos são programados para serem fornecidos apenas próximo a data que serão utilizados, facilitando a programação financeira e a logística de entrega e estocagem.
Já na terceira fase, ou pós-obra, é realizado toda a operação de manutenção do edifício, com base em todos os dados aplicados no software, com metodologia BIM implementada, facilitando a integração das equipes responsáveis pela concepção do projeto, auxiliando nas futuras manutenções, ampliando o ciclo de vida da edificação.
Conclui-se que o uso da metodologia BIM, realizada em todas as fases da obra, potencializa o processo colaborativo, agregando e conectando profissionais de diversos setores, simplificando tomada de decisões, agilizando e tornando a execução das obras mais eficientes, contribuindo com futuras manutenções do empreendimento.
Bibliografia:
https://mutual.com.br/wp-content/uploads/2018/01/GUIA-BIM01_20171101_web.pdf
https://www.aecweb.com.br/revista/materias/ciclo-de-vida-do-projeto-ajuda-a-coordenar-as-etapas-de-uma-obra/12781
https://www.gp4us.com.br/ciclo-de-vida-de-um-empreendimento-na-construcao-civil/
http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_11597_Mariane%20Cortes%20Cavalcante.pdf
...