FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Por: mftakeda • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
A FAU surge como instituição em 1948, onde vários cursos que pertenciam a antigas escolas de belas artes estão criando novas instituições. Instalado em um prédio, projeto de Carlos Ekmann, onde era uma residência, foi doado para a universidade de São Paulo, para que fosse criado o curso de arquitetura.
Em 1961, João Batista Vilanova Artigas projeta o novo prédio da FAU, onde em 1962 se programou para uma reforma de ensino, que foi fundamental em 1968.
A inauguração contou com uma exposição de Oscar Niemeyer, virando um grande estúdio. Artigas e Paulo Mendes não puderam comparecer a inauguração, já Niemeyer foi proibido de abrir a exposição.
Os espaços do projeto foram pensados na liberdade e na democracia. As obras de Artigas, a partir de 1956, integram o lado moderno da sociedade brasileira e o lado arcaico, que acaba caracterizando as obras do arquiteto e da arquitetura de SP, que foram influenciadas por Artigas ao final dos anos 50.
Artigas dizia: os castelos tinham portas altas e estreitas porque eram feitas para poucas pessoas importantes, por isso a FAU e outras escolas projetadas por ele tinham portas muito grandes e horizontais, para a entrada de uma multidão.
O galpão foi projetado no meio da escola, virando o meio de integração de todas as partes, onde tudo acontece, os alunos aprendem mais no convívio, nas rampas e galpão do que nas próprias salas.
As escolas normais são fechadas, com áreas de circulação estreitas, a área de lazer é separada do lugar do aprendizado. A FAU traz a inovação, onde não tem como saber onde é área de circulação, pátio e salas de aula, um edifício sem portas, um espaço publico, uma área de integração
A cobertura foi uma inovação, já que o prédio é todo de concreto armado, mas é iluminado dentro.
O prédio sofre por conta do conforto ambiental, onde sofre com os climas e a acústica, que acabam criando um desconforto em aulas nos estúdios.
Por conta do golpe de 64, a construção pro prédio não pode ter o acompanhamento de Artigas, o material não conseguiu comportar perante o tempo e as infiltrações começaram logo depois da inauguração, em 1969 e se agravou na década de 2000, onde providencias foram tomadas.
...