Fichamento Carne e Pedra O Corpo e Cidade na Civilização Capitulo
Por: Ariani Abrantes • 12/11/2020 • Resenha • 508 Palavras (3 Páginas) • 713 Visualizações
Ref. Bibliográfica
SENNETT, Richard. Carne e Pedra. O corpo e cidade na civilização Capitulo I Nudez. Rio de Janeiro, Editora Record,2003
“Para o antigo habitante de Atenas, o ato de exibir-se confirmava a sua dignidade de cidadão”. (p. 03)
O ato de se exibir confirmava a sua dignidade de cidadão de Atenas por que era algo que reforçava o compromisso com sua masculinidade, além de mostrar que eles se sentiam à vontade em sua cidade
“Situado no alto de um promontório, o maior prédio construído na era de Péricles, o templo do Parthenon podia ser facilmente avistado de qualquer parte da cidade”. (p. 03)
Situado na parte mais alta da cidade, sendo avistado de todos os lados da cidade, também servia como ponto de observação militar, e por ser o lugar mais importante da cidade.
“Os gregos usavam a ciência do calor corporal para ditar regras de dominação e subordinação”. (p. 04)
Segundo os gregos, fetos bem aquecidos no útero, nasciam macho e os maus aquecidos nasciam fêmea. A menstruação era considerada também um fator natural frio e o esperma, sangue fervente.
“A localização do Parthenon dramatizava os valores cívico-coletivos dominantes na cidade”. (p. 05)
Localizada em um lugar estratégico capaz de dominar cada ponto da cidade, a Acrópole de Atenas é o lugar mais importante e conhecido de toda Grécia, conhecida
“Na agora, eles instalaram um tribunal com capacidade para 1.500 pessoas; e uma assembleia legislativa, formada por quinhentos líderes que discutiam questões políticas; em outro edifício, denominado tholos, um grupo menor de cinquenta dignitários tratava dos problemas cotidianos”. (p. 07)
A politica na Grécia era tratada com seriedade, e a sua organização politica era dada pelas condições geográficas e econômicas, de forma organizada foram surgindo as melhorias para a cidade e a população.
“A cultura grega fez do andar e da postura ereta expressões de caráter”. (p. 12)
Com o tipo de caminhar dos homens, os gregos afirmavam que mostrava a masculinidade. Também como um caminhar calmo indicava que o homem era tranquilo e nobre.
“Os templos gregos, na sua forma regular, possuíam seis colunas na frente e treze, ao longo das laterais”. (p.13)
O edifício é rodeado por uma colunata que ladeia o peristilo, suporta a arquitrave, o friso e a cornija e que lhe confere um carácter particular, onde se une força, robustez e elegância O seu corpo central é dividido em três espaços: o pronaos, o naos ou cella.
“Atenas agrupava os corpos em dois tipos de espaços, cada qual conferindo à multidão uma experiência distinta da linguagem falada.” (p. 14)
Na cidade de Atenas, o corpo humano era venerado e visto como algo complexo, tanto que os homens exibiam seu corpos nus em que cada homem manifestava uma linguagem como na forma do seu andar
“Os primeiros teatros gregos foram construídos nas encostas de colinas, niveladas para acomodar o público de interpretações de dança e poesia, ou exibições de atletismo” (p.17)
...