Flávio Villaça
Por: Karina Palmieri • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 676 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
1-) O AUTOR SE REFERE A FORMAÇÃO DE SÃO PAULO RELATIVA A QUAL PERÍODO?
O autor se refere a formação da cidade de São Paulo no século XVI e relaciona aos aspectos do seu tempo (século XIX)
A fonte principal do texto é o período colonial, já que se baseia nos primeiros povoamentos e vilas geradas ao redor da cidade.
“As causas que determinam a grandeza de São Paulo vêm atuando desde o inicio da colonização.” PAG 8
Os outros períodos são destacados para mostrar o desenvolvimento da região.
“Tiete acima, a marcha mais rápida. Antes do século XVI encontramos no seu curso vários aldeamentos (...) No século XVII ele se povoa densamente, concentrando-se no Valle do rio a grande maioria das povoações e Vilas da Capitania” PAG 21 E 22.
2 -) QUAL CIDADE DE SÃO PAULO O AUTOR TEM COMO REFERENCIA DE SUA EXPERIENCIA EPIRICA, OU SEJA, QUAL A CIDADE CONTEMPORANEA AO AUTOR?
Quando Caio Prado faz a analise da cidade de São Paulo ele situa-se no final do século XIV e tem como referencia a própria cidade de São Paulo. Ele se apoia na cidade em que vive questionando á sua formação que vem desde a colonização. O que levou uma cidade desprovida de terras férteis, sem porto, a ser o que é hoje? No livrio o autor faz comparações da mesma cidade em tempos diferentes
“São Paulo não ofereceu á primeira vista atrativos capazes de explicar a localização aí de um grande centro de mais de dois milhões de habitantes que representa a segunda cidade do Brasil e a terceira da América do Sul.” PAG 7
3-) COMO QUE O AUTOR ANALISA A FORMAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO? PROCURE PENSAR O METÓDO DE PESQUISA DO AUTOR A PARTIR DA ESTRUTURA DO TEXTO DESSE ARTIGO.
O autor pensou em analisar a formação da cidade a partir do crescimento das regiões agrícolas. Nas transformações econômica, sociais e politicas. A analise do sitio, fatores geográficos, agricultura, povoamento e econômico , destacando os problemas da cidade buscando uma cronologia relatando os fatos de cada época.
Ao analisarmos o texto, podemos compreender que a analise de Caio Prado foi realizada a partir do momento em que a população se desloca. Mantendo a atenção nos caminhos realizados pela cidade, principalmente pelo meio econômico, o autor faz questão de destacar que todas as cidades de São Paulo de Leste a Oeste necessitam se cruzar para completar qualquer destino, observando então que São Paulo era o centro do sistema hidrográfico.
“ Sem saberem, seus fundadores tinham-no estabelecido um ponto onde irradiam de quase todas as direções, ou pelo menos as principais, estas vias naturais de comunicações que são os cursos de agua.” PAGINA 20
Por fim é mostrado caimento e restabelecimento de São Paulo ao enfatizar sua “grandeza”. Como no período da descoberta de minério e ouro em Minas Gerais que desfalcou São Paulo em nível populacional e consequentemente a economia da região. Porém ao passar essa fase São Paulo se restabelece mais potente ainda.
4-) QUAL A TESE E COMO O AUTOR ARGUMENTA NESSE ARTIGO?
A tese do autor já vem dominada no seu titulo “ O fator geográfico na formação e no desenvolvimento da cidade de São Paulo”. Chegamos a conclusão de que o ponto de partida do autor é a ideia de que toda consequência é causa de uma situação anterior. A linha de raciocínio de Caio Prado segue analisar desde o mínimo item, como analise geográfica do sitio, ate encontrar situações físicas, como as quais representada no livros são refletidas, até a atualidade.
...