Gestão de Projetos
Por: ze.vinissu • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 144 Visualizações
Levantamento fotográfico
Para ressaltar os problemas de infraestrutura presentes na área de estudo em questão, fez-se necessário um levantamento fotográfico das áreas de passeios e vias para melhor entendimento da problemática. Todos os problemas identificados pela equipe foram divididos em dois nichos diferentes: problemas nas vias e problemas nas calçadas. Nas imagens a seguir é possível notificar melhor os problemas. E são eles:
Problemas nas vias - falta de sinalização adequada; falta de sistema; ausência de rampa para pessoas com mobilidade reduzida; pista danificada; entulho; estacionamento que atrapalha o fluxo; parada de transportes públicos inadequada.
Problemas nas calçadas - emaranhado de fios condutores de energia que podem causar incêndio; falta de sinalização adequada; ausência de rampa para pessoas com mobilidade reduzida; falta de arborização; barreiras; espaços estreitos; piso danificado; grandes desníveis sem a presença de rampa; iluminação insuficiente.
Imagem 1: Fios condutores de energia próximos às fachadas das lojas.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 2: Falta de arborização nas calçadas.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 3: Rua Professora Amália Fragoso sem sinalização adequada.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 4: Calçada sem acesso por rampa.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 5: Uma das poucas árvores da área avaliada.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 6: Calçada com barreira.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 7: Calçada estreita e com barreira.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 8: Entulho na via.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 9: Estacionamento que atrapalha o fluxo.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 10: Buraco na via.
Fonte: Autoral, 2019.
Imagem 11: Calçada com piso danificado.
Fonte: Autoral, 2019.
Conclusão do questionário
A fim de entender melhor a percepção do usuário em relação à Rua 15 de Novembro, em Arapiraca – AL foi aplicado um questionário para 21 transeuntes com 28 perguntas ao total e 16 perguntas sobre 16 campos relacionados à infraestrutura urbana da rua. Os resultados a seguir são referentes a 12 desses campos, e são eles:
- Uso
Por se tratar de uma área majoritariamente comercial ficou bem claro, após a pesquisa, que constatou que a maior atividade realizada ali é para compras, que as pessoas estão sempre de passagem na rua. Não existe espaços de permanência, o que faz que com a rua “morra” em horário não-comercial.
Gráfico 1: Resultado do questionamento sobre o uso.
Fonte: Autoral, 2019.
- Passeios Públicos
Passeio público é a parcela da via pública destinada para a circulação de qualquer pessoa, independente de idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção, com autonomia e segurança, bem como à implantação de mobiliário urbano, equipamentos de infraestrutura, vegetação, sinalização e outros fins previstos em leis específicas. O resultado dessa questão foi totalmente negativo. E o porquê se torna obvio ao observar a falta de fluidez ao andar por toda rua, por exemplo.
Gráfico 2: Resultado do questionamento sobre passeios públicos.
Fonte: Autoral, 2019.
- Mobilidade dos pedestres
Percebe-se que a parcela de pessoas que se locomovem a pé é significativa, representa 50% dos entrevistados. Aqui foi visto que o indivíduo que respondeu de forma positiva, estava em um local de boa qualidade, já a grande maioria respondeu de forma negativa. Como foi observado pela equipe, a todo momento, pessoas estão desviando de obstáculos nas calçadas, e essas estão sem pisos adequados, sem espaço para um passeio confortável e sem acessibilidade para pessoas.
Gráfico 3: Resultado do questionamento sobre mobilidade dos pedestres.
Fonte: Autoral, 2019.
- Pavimentação
A pavimentação de vias públicas é por onde transitam os veículos, motorizado ou não, e pode ser definida como uma pavimentação de boa qualidade aquela via que dá suporte físico completo do terreno ao usuário e que tem uma correta aplicação de materiais a fim de não deixar fendas ou buracos nas vias. Na Rua 15 de Novembro, por se tratar de centro que é o bairro de melhor infraestrutura da cidade, a percepção dos usuários foi boa. Pois em comparação ao resto da cidade, a rua saí em vantagem.
Gráfico 4: Resultado do questionamento sobre pavimentação.
Fonte: Autoral, 2019.
- Sentido Viário
A intenção de ter respostas sobre essa pergunta foi para entender se há um incomodo sobre o fluxo viário. O resultado foi negativo como mostra o gráfico a seguir.
Gráfico 5: Resultado do questionamento sobre sentido viário.
Fonte: Autoral, 2019.
- Acessibilidade
A compreensão dos entrevistados sobre acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais foi totalmente de negação. Mais da metade afirma não haver aparelhos e estrutura necessária para esse nicho da população.
...