INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO
Por: ginonatto • 30/3/2020 • Resenha • 371 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1]
CURSO ARQUITETURA E URBANISMO
INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO
PROF.ª BIANCA
28 MAR. 2020.
NONATO, GISLAINE
RESUMO
FARRELY, Lorraine. Fundamentos da Arquitetura. Editora: Bookman. Cap. 1: Contextualizando a Arquitetura.
No capítulo I do livro fundamentos da arquitetura, a autora define “contextualização “na arquitetura como o local em que a mesma se insere.
O primeiro capítulo mostra a importância do contexto e como o mesmo pode interferir em um projeto arquitetônico.
O livro apresenta algumas ferramentas e características para ajudar na análise do terreno.
Alguns arquitetos utilizam estudos do terreno afim de integrar a sua obra de acordo com o contexto e assim torná-la parte integrante da paisagem. Enquanto outros buscam criar projetos arquitetônicos que se sobressaem ao todo tornando estes pontos focais na paisagem. Independente da opção de cada arquiteto é necessário que os mesmos compreendam o terreno e a área ao redor, afinal cada terreno propõe uma solução arquitetônica distinta simplesmente por se localizar no determinado lugar.
O capítulo I também nos mostra que há diferentes modos de compreender um terreno. Dentre eles o levantamento “in loco” e o mapeamento do mesmo possibilitam registros de aspectos quantitativos, como luz solar, sons, direção do vento entre outros.
Antes de iniciar um projeto arquitetônico devemos proceder algumas etapas, tais como:
visitar o local, fazer um estudo do terreno e além das medidas e características, fazer uma análise sobre o entorno, suas características e como o seu terreno se encaixa no conjunto.
Estudar as características do solo, posição solar e o sentido do vento;
O capítulo um do livro também faz referência a sabermos diferenciar lugar de espaço, espaços são físicos e o lugar tem memória e algum senso de identidade;
Devemos estudar sobre o terreno e sobre os acessos a que tipo de público que frequenta a área e quais são as atividades ali desenvolvidas;
Devemos também estudar o contexto histórico, pois cada lugar possui sua própria história;
Devemos usar os croquis para fazer a interpretação pessoal do lugar, destacar as diferentes áreas e pontos para assim entendermos como terreno funciona espacialmente.
Proceder levantamento topográfico do terreno é importante pois fornecerá os aspectos físicos, tais como: largura, profundidade e as curvas de nível.
Concluir o estudo do terreno analisando todo seu contexto e definindo se a sua obra será distinta ou irá se conectar ao meio.
Palavras-chave: Contexto. Terreno. Análise. Estudo. Croqui.
...