Igreja da Luz
Por: Fernanda Piovani • 22/11/2015 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 654 Visualizações
Igreja da Luz
[pic 1]
Arquiteto: Tadao Ando
Ano de construção: 1987-1989
Localização: Ibaraki, Osaka, Japão
Estrutura: concreto armado
Metragem: 121 m²
A igreja da Luz possui a simplicidade marcante das obras de Tadao Ando, sua forma retangular, com paredes de concreto armado e somente duas aberturas para entrada de luz natural, proporcionam ao ambiente uma atmosfera singular.
Uma parede inclinada em quinze graus em relação à planta atravessa a igreja e a subdivide, separando o vestíbulo e os acessos externos. Esta parede não apenas cria divisões internas, mas ao atravessar o espaço rígido, retangular, ela se torna um instrumento de dramatização do espaço, e atua na luz e sombra que são muito presentes na obra.
A principal fonte de luz natural é a enorme cruz talhada na parede atrás do altar, esta parede está voltada para o sul, pois desta forma ela pode acolher os raios solares mais diretos durante o dia, esta cruz é o único símbolo religioso presente na obra. A outra fonte de luz natural vem da vidraça na lateral da igreja.
Após dez anos da conclusão da igreja, foi construído um anexo para abrigar a catequese, esse ano substituiu uma construção já existente no local, e seu projeto seguiu as mesmas linhas da Igreja da Luz, com um volume quase idêntico, porém com uma inclinação e articulação interna diferentes.
A igreja da Luz é a expressão de uma obra puramente minimalista e marcada pela dualidade, onde existe o jogo entre cheio e vazio, claro e escuro, estática e movimento, e apesar de sua simplicidade, fica evidente o cuidado com o qual o projeto foi feito e também a preocupação com a qualidade do mesmo.
[pic 2]
Imagens retiradas de: http://arktetonix.com.br e http://arqpadao.blogspot.com.br
...