Introdução à problemática da crítica
Por: gabrielgarciagxp • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 584 Visualizações
Introdução à problemática da crítica
A crítica na arquitetura se resume basicamente a partir de uma visão estética aguçada acompanhada de uma rede de conhecimento na área e uma capacidade analítica e sintética de julgar tal obra arquitetônica, com objetivo de integrar a vontade coletiva da sociedade e contribuir para um aprofundamento das reflexões sobre um sistema cultural.
Surgindo de uma batalha entre neoclassicismo e barroco no final do século XVIII, a crítica arquitetônica surge em função da diversidade de interpretação de cada pessoa em relação aos estilos, as tradições culturais e as representações nas edificações de uma determinada sociedade. Isso consiste na tentativa de contextualizar tudo o que há de inovação dentro das correntes, tradições e posições no meio em que são criadas, para não deixar cair no esquecimento de nossa sociedade.
A atividade da critica se da no entorno da obra, no qual se deve notar o significado que ela tem no espaço através da experiência sensorial de percepção e a articulação do ambiente. Esse questionamento engloba todo um contexto social, político e econômico que é resultado de embate de interesses entre o publico e o privado.
Portanto, o trabalho da crítica arquitetônica consiste na interpretação de uma obra inserida na realidade com sua relação com a obra criativa, sua interação com o local analisado, estabelecendo relações com as demais construções e assim podendo concluir de forma coerente o espaço modificado e a obra em si.
...